one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pão de Açúcar, Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Prefeitura seleciona ideias para melhorar a vida do carioca

Criado em 22/04/14 13h02 e atualizado em 22/04/14 13h17
Por Vitor Abdala Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Treze ideias de cidadãos cariocas serão testadas pela prefeitura do Rio de Janeiro e poderão virar políticas públicas nos próximos meses. Elas foram escolhidas entre 1.700 propostas inscritas em um um concurso da plataforma colaborativa Rio+, em que as pessoas puderam propor ideias para melhorar a vida na cidade.

Segundo a prefeitura, que anunciou hoje (22) os vencedores do concurso, o objetivo da Rio+ é abrir mais um canal de diálogo com a população e reforçar a participação dos cidadãos na tomada de decisões na capital fluminense.

Entre as propostas vencedoras estão a transformação do Sambódromo em um espaço de lazer no período fora do carnaval, a criação de um polo de empreendedorismo nas comunidades carentes e a instalação, nas ruas, de telas interativas que informem os cidadãos sobre a melhor forma de se deslocar de um ponto a outro da cidade via transporte público.

Leia mais notícias sobre cidadania no Portal EBC

O servidor da prefeitura Rodrigo Espinoza, por exemplo, propôs a criação de um botão a ser instalado em ônibus e metrôs, que aciona um alerta sonoro quando um idoso, pessoa com deficiência ou gestante não encontra lugar para se sentar. Além de constranger pessoas que estejam indevidamente sentadas em assentos preferenciais, o alerta poderá chamar a atenção de outras pessoas que, mesmo acomodada em assentos não preferenciais, possam ceder voluntariamente o lugar.

“A ideia do botão assento preferencial surgiu quando minha mulher estava grávida. Ela reclamava constantemente que as pessoas não cediam lugar a ela nos ônibus e no metrô. Quando soube do Rio+ achei que era uma oportunidade de sair da reclamação e agir. Infelizmente, acho que falta um pouco de educação e gentileza no dia-a-dia das pessoas”, disse Espinoza.

Dentre as ideias selecionadas está também a de peneiras em bueiros para evitar o entupimento pelo acúmulo de lixo.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário