one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Em Washington, Mujica e Obama discutem situação de presos de Guantánamo

Criado em 12/05/14 12h52 e atualizado em 12/05/14 13h14
Por Leandra Felipe* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O presidente uruguaio, José Mujica, será recebido hoje (12)  pelo presidente americano Barack Obama, na Casa Branca, em Washington. De acordo com a chancelaria do Uruguai, a agenda vai tratar de intercâmbios comerciais e bilaterais e também sobre a proposta de transferência de presos de Guantánamo, em Cuba, para o Uruguai. Além disso, o encontro acontece uma semana depois de o governo uruguaio ter se tornado o primeiro país do mundo a regulamentar a produção, venda e comercialização da maconha.

Leia também no Portal EBC: 

Farc diz que falta pouco para fechar acordo com governo colombiano sobre drogas

Ucrânia: Rússia afasta nova rodada de conversações internacionais

Durante a visita, Mujica também terá reuniões com o vice-presidente Joseph Biden, o secretário de Estado, John Kerry, e encontros com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA). Além disso, vai realizar palestras e conferências com setores econômicos e meios de comunicação em Washington.

Em algumas ocasiões, Obama elogiou a “forte liderança” de Mujica na discussão de temas como direitos humanos e inclusão social. E é neste contexto, que o presidente uruguaio vai avaliar o pedido de Obama para que seis presos da base naval de Guantánamo sejam enviados ao Uruguai. Diante de constantes denúncias de violações aos direitos humanos e tortura, o governo americano é pressionado pela comunidade internacional a tomar providências em relação aos prisioneiros da base naval em Cuba.

Há alguns dias, Mujica havia dito em Montevidéu que estaria disposto a receber os presos, mas que uma vez em território uruguaio, eles não seriam tratados como prisioneiros e poderiam se locomover livremente dentro do país. Por outro lado, o governo americano exige garantias de que os condenados não abandonarão o Uruguai.

Com relação ao tema das drogas, a imprensa especula que Mujica deve defender o posicionamento adotado no Uruguai, perante Obama, presidente de um dos países de maior consumo no mundo e financiador de grande parte das políticas de combate ao narcotráfico na América do Sul.

*Com informações da Tv Multiestatal Telesur
 

Editor: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário