one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O primeiro caso de bactéria resistente ao tratamento com antibióticos no Rio de Janeiro foi registrado no Instituto de Hematologia (Hemorio) em agosto.

Imagem:

Compartilhar:

Hemorio diz que não há risco de infecção generalizada com superbactéria

Criado em 28/05/14 15h54 e atualizado em 28/05/14 16h06
Por Isabela Vieira Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) esclareceu hoje (8) que não há risco de infecção generalizada por bactérias multirresistente a antibióticos. A direção da unidade, que é referência no tratamento de doenças relacionadas ao sangue, confirmou que tem três pacientes infectados e mais 14 pessoas com o microorganismo na pele (colonizados) -  mas que não estão doentes - internadas em isolamento no instituto. 

Veja também no Portal EBC:

Deputada propõe que saberes das parteiras se tornem patrimônio imaterial

Manual vai orientar pacientes que aguardam transplante de córnea no Rio

DF recebe título de Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano

Segundo a diretora-geral da unidade, Simone Silveira, o aparecimento de bactérias resistentes a antiobióticos é comum, principalmente em pacientes com imunidade baixa, em decorrência de tratamentos como a quimioterapia. “Com o passar o tempo, bactérias se tornam mais resistentes a remédios. Mas há novas drogas, mais potentes. Os pacientes que estão internados aqui têm tratamento, estão sob cuidados, não estão esperando a morte”, esclareceu.

A diretora do Hemorio reforçou que não há nenhum risco de infecção para pessoas que regularmente doam sangue na instituição, em uma ala “completamente desvinculada da internação”. E pediu que os doadores compareçam à unidade. “Por uma série de motivos como a greve de ônibus, estamos com estoques baixos, na véspera da Copa do Mundo”.

Para evitar a propagação da bactéria, a médica explicou que os pacientes estão em uma área isolada. “Porque o acompanhante desse paciente vai pegar nele, vai tocar, e depois vai encostar na maçaneta, vai ao banheiro. Um outro acompanhante pode vir e tocar naquilo. Aí, um outro paciente que está sensível, pode ser colonizado". Segundo ela, os profissionais da unidade precisam usar máscaras e luvas para  lidar com os pacientes do isolamento.

De acordo com Simone, o número de pacientes com bactérias multirresistentes no Hemorio está abaixo do percentual de 8% (pacientes por leito) aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Nossa taxa global de infecção hospitalar está abaixo de 1,3%”, comparou.  “As bactérias estão aqui no hospital e na população por algum tempo, não existe risco de infecção geral”, frisou. Ontem (27) sete pessoas que tinham sido detectadas com o problema tiveram alta.

O professor de infectologia pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmilson Migowski, confirmou que pessoas em tratamento acabam mais vulneráveis a doenças. “É igual ventar contra uma casa de palha e outra de alvenaria. O mesmo vento derruba a casa de palha e não a de alvenaria”. Ele ressaltou que é pouco provável que pessoas saudáveis corram o mesmo risco.

“Esse é o problema da atualidade. A partir do momento em que mantemos vivos quem teria morrido por falta de quimioterapia, de cuidado médico, infelizmente, vai ocorrendo a possibilidade de colonização (primeiro passo para a infecção)”, explicou Migowski. Os pacientes do Hemorio foram identificados com as bactérias ESBL, KPC e VRE.

A direção do Hemorio também confirmou que, na semana passada, o setor de pediatria identificou larvas na comida servida às crianças. A empresa terceirizada que fornece a alimentação foi notificada para que trocasse a chefia de Nutrição. “Acreditamos que tenha sido um caso isolado porque é uma empresa que comprova qualidade no processo”, declarou.

A Agência Brasil procurou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que  não comentou a situação no Hemorio.

Editora: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário