one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira em baixa

Imagem:

Compartilhar:

Nível do Cantareira tem novo recorde negativo e chega a 8,9%, aponta Sabesp

Criado em 11/05/14 17h15 e atualizado em 11/05/14 17h20
Por Camila Maciel Edição:Helena Martins Fonte:Agência Brasil

O volume de água armazenado no Sistema Cantareira, maior reservatório de São Paulo, chegou hoje (11) a 8,9%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em apenas um dia, o volume passou de 9,1% para a atual marca, a menor registrada até agora. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 61,5%.

A crise hídrica em São Paulo agrava-se desde o fim do ano passado, com um volume de chuvas bem inferior à média esperada para o verão. Em maio, choveu apenas 0,6 milímetros (mm), quando a média histórica para o mês é de 83,2 mm. O Cantareira abastece quase nove milhões de pessoas na região metropolitana. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 1970.

Segundo a Sabesp, as obras que possibilitam a retirada das águas do fundo das represas, o chamado volume morto, serão concluídas na próxima quinta-feira (15). Estão sendo construídos dois canais de 3,5 quilômetros e instaladas 17 bombas, que envolvem um investimento de R$ 80 milhões.

O uso da reserva técnica já havia sido apontado, há um mês, pela presidenta da Sabesp, Dilma Pena. Então, o nível do reservatório estava em 12%. Hoje, a companhia informou que o total de água abaixo do nível das comportas chega a 300 bilhões de litros, mas serão disponibilizados, neste momento, 200 bilhões.

Editor Helena Martins

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário