one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Objetivos de desenvolvimento do milênio dependem de todos, diz diretor da Rio+

Criado em 23/05/14 20h38 e atualizado em 23/05/14 21h07
Por Marcelo Brandão Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Após a presidenta Dilma Rousseff anunciar o sucesso brasileiro no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na Arena de Participação Social, governo e sociedade civil se voltam para dois temas: a municipalização do cumprimento desses objetivos e novos objetivos, chamados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para obter sucesso no cumprimento dessas metas, o diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+), Rômulo Paes, acredita que governo, iniciativa privada e sociedade civil precisem trabalhar juntos.

Leia também:

ONU: Brasil cumpriu com antecedência dois Objetivos do Milênio

 

“É a inteiração entre esses três atores que vai permitir uma transformação na escala que se pretende. O governo brasileiro tem feito bastante nessa área, há um reconhecimento internacional disso. O setor privado brasileiro tem muitas inovações, e a sociedade civil brasileira é combativa, engajada. Então, eu acho que temos condições excepcionais para poder fazer com que esses três atores interajam e produzam grandes transformações nessa área”.

À Agência Brasil, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, destacou o sucesso do país no cumprimento de todas as metas, sobretudo nas destacadas pela presidenta da República, mas ressaltou que há trabalho a ser feito até 2015, para que as mudanças cheguem a todos. “O Brasil foi reconhecido como um país cumpridor dos oito objetivos. A presidenta destacou que em dois deles fomos bem além das metas da ONU. O nosso problema é que se as metas são cumpridas nacionalmente, há um cumprimento desigual. Ainda vamos encontrar em algumas regiões mais deprimidas do país atrasos nesse cumprimento”.

“No ambiente municipal é necessário que haja mais compromisso, mais financiamento e mais clareza na implementação dessas políticas de desenvolvimento sustentável”, apontou o diretor da Rio+, entidade vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Os ODM definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida; respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando para o desenvolvimento.

Os ODS são metas para serem cumpridas após 2015, depois do cumprimento das ODM. As novas metas são definidas pela ONU, em parceria com governos de vários países. O objetivo é estabelecer diálogos diretamente com a sociedade, poder ouvi-la para saber os anseios e opiniões sobre as principais prioridades para o mundo. “Estamos trabalhando os ODS, uma meta mais ousada, que diz respeito a um novo padrão de desenvolvimento, que trabalha a questão do clima, da convivência com o meio ambiente, do consumismo, da relação com as fontes naturais de energia e assim por diante”, explicou Carvalho.

Além de dialogar nas comunidades, a ONU oferece um site  no qual todos podem votar nas suas questões prioritárias e ajudar na construção da nova agenda.



 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário