one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Computador inscrições enem estudos

Imagem:

Compartilhar:

Perto do fim do prazo, estudantes têm dificuldade de se inscrever no Enem

Criado em 23/05/14 22h03 e atualizado em 23/05/14 22h13
Por Mariana Tokarnia Edição:Helena Martins Fonte:Agência Brasil

Os candidatos que deixaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio para a última hora reclamam da lentidão e da dificuldade de acesso ao sistema, assim como ao seviço 0800-616161. Faltam apenas algumas horas para o fim do prazo, que vai até as 23h59, no site no Enem. Até às 20h, o exame estava com mais de 9 milhões de inscritos, número recorde, e que representa um crescimento de 26,7% em relação ao ano passado. 

Leia mais notícias: Enem ultrapassa os 8,2 milhões de inscritos

Pelas redes sociais, os candidatos reclamam da lentidão. "Só lembrei de fazer a inscrição do Enem hoje e o site não carrega", diz uma usuária pelo Twitter. "Fazendo a incrição pro Enem, vou ficar aqui até amanhã com essa lentidão", diz outro usuário do microblog. A Agência Brasil tentou acessar o site, a página carregou após 30 minutos de espera.

Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que o sistema está operando dentro da normalidade. A página está com 2.170 acessos por minutos e tem capacidade para chegar a 5 mil. A recomendação é que os candidatos continuem tentando.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, por meio da Ouvidoria, o caso de um pai que não está conseguindo fazer a inscrição da filha no exame, porque o CPF dela não está sendo reconhecido. Ele diz que tenta fazer a inscrição desde o dia 17 e que, inclusive, já procurou a Receita Federal para verificar se há algum problema com o CPF. Nada foi identificado. O pai reclama que não consegue contato pelo telefone.

O Inep explica que o sistema de inscrição utiliza um banco físico da Receita, recebido antes do período de inscrição. No entanto, o sistema faz uma busca também online para verificar a existência do CPF. Casos como o do pai que procurou a EBC podem acontecer se o CPF tiver sido emitido muito recentemente e não constar na base de dados. A recomendação é ligar para o serviço de atendimento 0800-616161. Uma equipe de plantão atenderá as ligações até às 23h59.

O Enem será nos dias 8 e 9 de novembro. Feita a inscrição, os candidatos têm até o dia 28 para efetuar o pagamento da taxa de R$ 35. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da EBC que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Veja para que pode ser usada a nota do Enem:

Infografia_Enem

Editor: Helena Martins

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário