one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Secretaria de Assuntos Estratégicos estuda a imigração de talentos estrangeiros

Criado em 12/05/14 21h36 e atualizado em 12/05/14 22h03
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Helena Martins Fonte:Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Nery, disse que o órgão está estudando uma forma de incentivar a imigração de pessoas que tenham alta especialização em nível técnico e também em curso superior, como forma de ajudar no desenvolvimento da qualificação dos trabalhadores brasileiros.

“É um atalho importante para a Educação. A imigração no Brasil é muito pequena, apenas 0,3% da população brasileira é de imigrantes em primeira geração. A média mundial é 3%. Nos Estados Unidos é 15%”, disse Nery, após participar da 26ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE).

Durante o encontro, o ex-ministro e coordenador do Fórum Nacional, João Paulo dos Reis Veloso, defendeu o incentivo de cursos técnicos para pessoas que já estão no mercado de trabalho. Marcelo Nery concordou com a proposta e acrescentou que “O brasileiro aprende muito no trabalho e muitas vezes não tem um diploma. É preciso criar mecanismos para reconhecer estes talentos domésticos e de alguma forma melhorar o funcionamento do mercado de trabalho”.

Nery também disse que é preciso investir em produtividade. Ele afirmou que, pela primeira vez, o país registra escassez de mão de obra sem especialização. “Talvez seja o primeiro momento do Brasil na sua história que falta mão de obras sem qualificação. Isso é um problema sério. A gente tem que investir em produtividade, é uma agenda importante do Fórum”, explicou.

Na palestra, o ministro avaliou que os bens públicos no Brasil têm avançado menos do que os bens de consumo. “As pessoas estão comprando carro e não têm infraestrutura para conduzir os carros. Os aeroportos só estão ficando prontos agora. Então, há um descompasso entre a vida privada e as ações públicas”, afirmou.

Editor Helena Martins

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário