one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Taça da Copa do Mundo de Futebol é apresentada no Estádio Nacional de Brasília com a participação do ex-jogador Bebeto

Imagem:

Compartilhar:

Taça Fifa chega a Brasília depois de percorrer 25 capitais brasileiras

Criado em 27/05/14 07h04 e atualizado em 02/01/15 17h10
Por Ivan Richard Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Taça da Fifa
A Taça da Copa do Mundo de Futebol é apresentada no Estádio Nacional de Brasília com a participação do ex-jogador Bebeto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil e de milhões de torcedores espalhados pelo mundo, a Taça Fifa, chegou hoje (27) a Brasília depois de percorrer 25 capitais brasileiras. Este é o penúltimo destino da taça antes do início da Copa. Da capital do país, o troféu segue para São Paulo.

Leia também no Portal EBC:

Salvador deve repetir esquema de segurança usado na Copa das Confederações

PM de São Paulo cria comando exclusivo para atuar na Copa do Mundo

Hoje e amanhã (28), das 9 às 21h, os brasilienses poderão ver de perto o troféu, que será erguido no próximo dia 13 de julho pelo capitão da seleção campeã do mundo, no Estádio do Maracanã. Para ter a chance de ver a Taça Fifa de perto, o torcedor terá que comprar duas garrafas de refrigerante Coca-Cola e trocar o cupom fiscal por um ingresso. Quem não tiver o ingresso, não terá acesso à taça, mas poderá assistir a um filme com a história dos mundiais e participar de uma série de atrações, como jogos interativos.

Lançada em 1974, a Taça Fifa mede 36,8 centímetros de altura, pesa 6,175 quilos e é feita de ouro maciço 18 quilates. Pelas regras da organização máxima do futebol, apenas chefes de Estado e campeões mundiais podem segurar o troféu.

Ao lado da Alemanha (1974 e 1990) e da Argentina (1978 e 1986), o Brasil tem o nome gravado na taça duas vezes, em referência às conquistas de 1994 e 2002. Tetracampeão mundial pelo Brasil em 1994, o ex-jogador Bebeto foi o encarregado de erguer hoje a taça, em cerimônia no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Ao pegar o troféu, o ex-jogador "embalou" a taça, repetindo o gesto da comemoração do gol marcado contra a Holanda, nas quartas de final da Copa dos Estados Unidos, em 1994. "É uma emoção muito grande estar ao lado da taça, que é tão sonhada por todos nós. Graças a Deus, tive a felicidade de levantá-la. É sempre um prazer estar perto. Todo jogador quando começa a jogar futebol tem esse sonho", disse o tetracampeão.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que a taça é o símbolo máximo "da força do esporte mais popular, universal e mais admirado do planeta". Sobre a Copa, o ministro lembrou que ela representa para o Brasil muito mais do que uma festa esportiva.

" A copa não é apenas uma festa do esporte, mas uma grande oportunidade para o país que a acolhe. São emprego, a projeção da imagem, com milhões de pessoas com os olhos voltados para o Brasil.  Tenho a convicção e segurança de que o Brasil ofereçará ao mundo o que há de melhor", disse Rebelo.

O tour da taça já passou por 89 países, percorrendo mais de 150 mil quilômetros. Na terceira edição do evento, é a primeira vez que o troféu percorre todas as capitais do país-sede do Mundial. O tour brasileiro da Taça Fifa começou no dia 22 de abril e será encerrado no dia 1º de junho em São Paulo.

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário