one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ativistas fazem atos contrários à Copa antes e depois do jogo em Salvador

Criado em 16/06/14 18h20 e atualizado em 02/01/15 16h19
Por Mariana Tokarnia Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Em Salvador, onde Alemanha e Portugal se enfretaram hoje (16) no começo da tarde, integrantes do Comitê Popular da Copa entregaram flores de papel crepom com frases de protesto em inglês, português e alemão aos torcedores. Os ativistas conversaram com os torcedores e pediram que as flores fossem erguidas a cada gol na partida na Arena Fonte Nova para simbolizar o protesto dos que são contra o Mundial. 

Leia mais notícias

Foram distribuídas 150 flores durante toda a manhã, segundo a organização. "A ideia é criar uma contrainformação. Muitos torcedores foram receptivos e inclusive já sabiam das causas. Queriam saber mais", diz o integrante da Associação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e do  Comitê Popular da Copa de Salvador, Argemiro Ferreira de Almeida.

Entre as reivindicações dos manifestantes, estão o fim das remoções e despejos, o fim da violência estatal e higienização das ruas do centro nas cidades-sede, garantindo à população em situação de rua políticas de acesso à alimentação, abrigo e higiene pessoal, como trabalho e assistência social. 

Além disso, segundo carta aberta publicada no Portal Popular da Copa e das Olimpíadas, pedem a criação de campanhas de combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas nas escolas da rede pública, na rede hoteleira, nas proximidades dos estádios e regiões turísticas, bem como a desmilitarização da polícia e fim da repressão aos movimentos sociais.

Após a partida, a Polícia Militar baiana informou que ocorreu uma outra manifestação pacífica, com cerca de 30 pessoas. O grupo caminhou sem o uso de máscaras, protestando contra a Copa. As pessoas saíram do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico, em direção ao Largo do Pelourinho. 

Segundo a PM, não houve necessidade de intervenção ou transtorno ao trânsito local.

Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da EBC

Editor: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário