one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Concessionária faz campanha nas férias escolares

Criado em 20/06/14 13h12 e atualizado em 20/06/14 13h22
Por Flavia Villela Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Em 2013 e nos primeiros meses de 2014, mais de 1 milhão de unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia afetados por linhas de pipas em 26 municípios do Rio de Janeiro, segundo a Light, uma das concessionárias de energia elétrica que atuam no estado. O problema é maior nas férias escolares, por isso a empresa está fazendo uma campanha de conscientização sobre práticas seguras no uso da pipa para este período.

pipa

A pipa deve ser empinada em lugares abertos, longe da rede elétrica e de aeroportos Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Dentre as orientações, estão a de soltar pipa em áreas abertas e longe de aeroportos e redes elétricas, além de evitar soltar em dias de chuva, já que o brinquedo – também chamado de papagaio, arraia, pandorga ou pepeta, a depender da região do país - funciona como para-raios, conduzindo energia.

Outro alerta é não usar cerol na linha, material altamente cortante, por ser perigoso e proibido por lei. A Light também recomenda que a pipa não tenha rabiola, que se agarra aos fios da rede elétrica, nem papel laminado, pois ao tocar um fio elétrico pode provocar curto-circuito e deixar um bairro inteiro sem luz.

Leia mais notícias no Portal EBC

As festas nos meses de junho e julho também trazem outro perigo, que é a prática de soltar balões, crime previsto no Código Penal e que pode causar interrupção de energia em uma grande área devido a curto-circuito e queda de cabos, além de incêndios. A companhia ressalta que se balões e pipas encostarem ou enroscarem na fiação elétrica, a ocorrência deve ser comunicada pelo telefone 0800-021-0196.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário