one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes prometem resistir à demolição do Cais Estelita em Recife

Imagem:

Compartilhar:

Consórcio segue impedido de demolir construções do Cais José Estelita

Criado em 17/06/14 16h15 e atualizado em 17/06/14 16h24
Por Alex Rodrigues Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Apesar de a Polícia Militar de Pernambuco ter desocupado o Cais José Estelita, no centro histórico do Recife, retirando à força os manifestantes que estavam acampados no local desde o último dia 21, o Consórcio Novo Recife não poderá reiniciar a demolição das construções existentes no local até que a Justiça se pronuncie sobre o assunto.

Leia mais notícias: PM retira à força ocupantes do Cais José Estelita

Em nota de esclarecimento divulgada esta tarde, a prefeitura informou que a licença de demolição já concedida ao consórcio continua suspensa. O alvará é necessário para que as quatro empresas que integram o grupo (Ara Empreendimentos, GL Empreendimentos, Moura Dubeux e Queiroz Galvão) sigam preparando o terreno, onde planejam construir, entre outras coisas, 12 torres de 40 andares para fins residencial e empresarial, além de área comercial, hotéis, restaurantes, bares e estacionamentos.

A licença foi suspensa após a Justiça Federal reconhecer a ilegalidade da demolição das construções existentes no local e, a pedido de procuradores da República, determinar a imediata suspensão das obras. A determinação judicial, que segue em vigor, é do dia 22 de maio – mesmo dia em que o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou a obra.

Aprovado pela Câmara Municipal em dezembro de 2013, o projeto Novo Recife prevê  intervenções urbanísticas no terreno de 105 mil metros quadrados, localizado em área histórica e um dos principais cartões-postais da capital pernambucana. Para tirar o projeto do papel, será necessário demolir todas as construções existentes, como antigos armazéns de açúcar e galpões. Críticos da iniciativa apontam o prejuízo à memória nacional e o aspecto segregador do projeto.

“O projeto é uma bolha de urbanização elitista e segregadora. Será um grande condomínio fechado”, disse à Agência Brasil o coordenador do Movimento Direitos Urbanos, Leonardo Cisneiros, no último dia 30. Em duas notas divulgadas no início deste mês, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) destaca a importância de “ampliar os esforços e a mobilização da sociedade para a discussão do projeto”, apontando que o Cais José Estelita está localizado em uma área estratégica para a mobilidade metropolitana e a identidade recifense, de forma que projetos ali desenvolvidos terão reflexos sobre outros bairros, como Cabanga, São José e Santo Antônio.

Em sua página na internet, o Consórcio Novo Recife lembra que adquiriu, em leilão, o imóvel que pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal (Rffsa) e que, no dia 21 de maio, o Tribunal de Justiça de Pernambuco reconheceu a ilegalidade da ocupação e determinou a imediata desocupação do local.

“O não acatamento da ordem judicial pelos ocupantes resultou na determinação de uso de força policial para o cumprimento do mandado de reintegração de posse expedido pelo tribunal. Esse procedimento é inerente ao Estado Democrático, onde o direito de propriedade deve ser protegido”, informa a nota divulgada há pouco pelo consórcio, que garante estar aberto ao diálogo.

Pelo Twitter, o consórcio diz que as máquinas e trabalhadores deslocados para o terreno logo após o fim da ação policial estão apenas erguendo cercas a fim de proteger a área. “Não há demolição. O terreno é propriedade do consórcio, que tem o direito de cercá-lo, mas nada está sendo demolido”, garantiu o grupo de empresas.

Segundo integrantes do movimento Ocupe Estelita, que há quase um mês se revezavam no local, os policiais que cumpriram o mandado de reintegração de posse, nas primeiras horas de hoje, dispararam balas de borracha, bombas de gás e agrediram várias pessoas. Já o porta-voz da Polícia Militar, capitão Júlio Aragão, afirmou à Agência Brasil que a ação policial foi legítima. De acordo com o oficial, pelo menos três pessoas foram detidas por incitação à violência e desacato à autoridade.

O movimento fala em quatro detidos – informação que a reportagem ainda não conseguiu confirmar. Entre os detidos há dois estrangeiros -  um argentino, estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e um peruano. Ao menos três pessoas, entre elas uma policial, sofreram ferimentos leves e receberam atendimento médico.

Editor: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário