one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Intelectual e feminista Rose Marie Muraro

Imagem:

Compartilhar:

Ministra dá nome de Rose Marie Muraro a prêmio para feministas

Criado em 22/06/14 12h06 e atualizado em 22/06/14 17h29
Por Cristina Indio do Brasil* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Intelectual e feminista Rose Marie Muraro
Intelectual e feminista, Rose Marie morreu neste sábado (Instituto Cultural Rose Marie Muraro / Divulgação )

A ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, participou neste domingo (22), no Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju, de cerimônia em homenagem à escritora e feminista Rose Marie Muraro, que morreu ontem (21) de câncer.

Ela informou que, na última semana deste mês, será lançado o Prêmio Feministas Históricas para contemplar as que se destacaram da luta pelos direitos das mulheres e hoje têm mais de 75 anos. O prêmio, uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, receberá o nome da escritora. O nome de Rose Marie Muraro foi dado ao prêmio por determinação da ministra.

Leia também:

Morre a feminista Rose Marie Muraro aos 83 anos

Na cerimônia em homenagem a Rose Marie, a ministra demonstrou tristeza pela perda da amiga, dizendo que ela se foi, mas deixou o exemplo de sua vida. "Estou triste porque perdi uma amiga, porque sou amiga dela há muito tempo, e uma companheira, pelas mulheres terem perdido, e pelo  Brasil ter perdido esta grande mulher.”

Eleonora ressaltou o legado extraordinário de Rose Marie com a publicação do livro Sexualidade da Mulher Brasileira - Corpo e Classe Social, que consideraum marco em uma questão fundamental, que é a relação de classe social e sexo. “Foi uma pesquisa feita no Nordeste e No sul e foi um marco. Como O Segundo Sexo [livro da escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir], [a obra de Rose Marie] foi um marco. Aquele livro foi um marco também, porque cruza a discriminação de sexo, de gênero, com classe social, e ela mostra que as mulheres pobres e trabalhadoras deste país sofrem muito mais a discriminação sobre o corpo e a sexualidade”, ressaltou a ministra.

Ela destacou ainda a vontade de viver “com toda força” e ousadia de Rose Marie Muraro para ampliar e fazer valer os direitos das mulheres. Ela lembrou que a escritora lutou todo o tempo pela democracia no país: “participou do Partido dos Trabalhadores, foi defensora árdua das políticas sociais do presidente Lula e da presidenta Dilma e achava que o Brasil ter conseguido eleger uma mulher para Presidência foi uma mostra para o mundo de como nós estávamos mostrando o protagonismo das mulheres.”

Eleonora Menicucci acrescentou que Rose Marie demonstrou também muita determinação na vida e enfrentou uma deficiência visual. “Desde pequena, era cega e não deixou de estudar, não deixou de escrever, não deixou de ler. Isso é muito importante, como exemplo para as pessoas com deficiência. Ela era uma mulher com deficiência e mostrou que é possível vencer”, afirmou.

Para a ministra, uma forma de homenagear a escritora é lutar para que as mulheres tenham o mesmo direito dos homens em todas as esferas da sociedade, com trabalho e salários iguais. “Que a gente melhore a vida das mulheres dentro e fora de casa e, sobretudo, que a luta das mulheres seja uma luta junto com a consolidação da democracia brasileira. E não termos medo das escolhas que cada uma faz”, completou.

Rose Marie Muraro participou do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher desde a sua criação, em 1985, e só se afastou, em 2012, por causa do tratamento do câncer.

*Colaborou Raquel Júnia, repórter da Rádio MEC e da Rádio Nacional

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário