one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


“A minha posição é a defesa da medida provisória", disse Izabella Teixeira

Imagem:

Compartilhar:

Ministra defende modernização da convenção da ONU sobre desertificação

Criado em 16/06/14 14h03 e atualizado em 16/06/14 14h10
Por Andreia Verdélio Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu hoje (16) uma modernização na agenda política da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês) e uma melhor integração entre os programas desenvolvidos no Brasil, para aumentar a participação dos agentes públicos locais.

“Nós temos uma necessidade de rever o federalismo cooperativo. É muito complexo e muito caro esse modelo, em que todo mundo pega dinheiro e trabalha na relação formal com o governo federal, quando muitas das soluções se dão no trabalho com os municípios e com os estados. Essa mudança da governança ambiental no Brasil ainda está sendo amadurecida. A própria convenção da desertificação requer uma modernização na sua agenda”, disse a ministra.

Leia mais notícias sobre o Meio Ambiente

A UNCCD foi proposta na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92 e estabelece padrões de trabalho e metas internacionais para atender às demandas socioambientais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, particularmente onde residem as populações mais pobres do planeta.

O dia 17 de junho é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e foi celebrado hoje com a entrega de certificados a representantes de projetos brasileiros que trabalham na gestão sustentável do solo, no combate à desertificação e na mitigação dos efeitos da seca. Os projetos foram reconhecidos pelo programa Dryland Champions, organizado pela UNCCD.

Para a ministra, os resultados dos projetos premiados mostram que é possível trabalhar de maneira articulada com mais eficácia. “Na hora que tivermos todo mundo falando da agenda ambiental sem reserva de mercado, sem o maniqueísmo do bem e do mal, sem a polarização daqueles que só vivem de problema e não querem ver as soluções, nós teremos uma política ambiental determinante para a qualidade de vida do nosso país”.

Foram certificados 16 projetos prioritários das seguintes instituições: Instituto Fazenda Tamanduá; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Associação Plantas do Nordeste; Instituto Nacional do Semiárido; Centro de Educação Popular e Formação Social; Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e Ministério do Meio Ambiente; Rede ASA Brasil; Associação Caatinga; Fundação Centro de Ecologia e Integração Social; Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe; Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia; Fazenda Caroá; Instituto Nacional de Metereologia; e Centro de Produção Industrial Sustentável.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário