one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes prometem resistir à demolição do Cais Estelita em Recife

Imagem:

Compartilhar:

Movimento ocupa prefeitura do Recife em defesa do Cais Estelita

Criado em 30/06/14 18h46 e atualizado em 01/07/14 10h21
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Integrantes do Movimento Ocupe Estelita estão acampados na sede da prefeitura do Recife desde a manhã de hoje (30). Eles querem que as negociações sobre intervenções urbanísticas na região do Cais José Estelita - parte do centro histórico da cidade - prossigam, a partir de agora, com a participação de representantes do grupo.

Leia mais notícias:

PM retira à força ocupantes do Cais José Estelita

Manifestantes acampam perto do Cais José Estelita

Consórcio segue impedido de demolir construções do Cais José Estelita

De acordo com o coordenador do Movimento Direitos Urbanos, Leonardo Cysneiros, desde a reintegração de posse, que culminou com a desocupação do Cais José Estelita, há quase 15 dias, a prefeitura não dialogou com os ativistas, que são contrários ao projeto Novo Recife, que prevê a derrubada de edificações históricas e a construção de 12 prédios de 40 andares na área do cais.

“Ficou acordado que haveria uma reunião com o Consórcio Novo Recife, depois com o Ministério Público, e então com todas as partes envolvidas. Mas, depois da reunião com o ministério, eles já realizaram duas reuniões sem a nossa presença. Hoje seria a terceira”, explica Cysneiros, para quem essas reuniões “não garantem que o projeto seja refeito e o destino do cais repensado”.

Antes da reunião de hoje começar, cerca de 50 pessoas, segundo o Movimento Ocupe Estelita, já estavam no local. Barracas foram armadas em uma das entradas do prédio. Representantes da prefeitura chegaram a informar que uma comissão de integrantes do movimento poderia acompanhar o encontro, caso a ocupação fosse desfeita. A proposta, contudo, não foi aceita, e a ocupação prossegue, mas não houve, até agora, nenhum diálogo direto com a prefeitura.

Para Leonardo Cysneiros, o movimento não poderia abrir mão da ocupação antes de ter um posicionamento da prefeitura. Ele avalia que houve ruptura do acordo inicial feito com o poder público, e com isso a sociedade está sendo isolada da discussão sobre o projeto urbanístico.

Com a ocupação da prefeitura, o movimento Ocupe Estelita cobra maior participação popular nos processos de decisão sobre a cidade e, especificamente, na reelaboração do projeto para a área do cais.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou à Agência Brasil que o prefeito Geraldo Julio está reunido com secretários municipais neste momento para discutir a situação. O órgão também acrescentou que deve ser publicada, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (1º), a convocação de uma audiência pública para debater os parâmetros urbanísticos de uso e ocupação da área.

O Ocupe Estelita teve início no dia 21 de maio, quando manifestantes impediram a demolição da área, na qual estão armazéns de açúcar que registram parte da história da cidade, e há duas semanas foi efetivada a reintegração de posse. A obra, que está com a licença suspensa, não pôde ter continuidade, mas a ocupação seguiu na área externa do terreno. Desde então, moradores da região, artistas, arquitetos e estudantes têm promovido discussões sobre a cidade. Debates que têm sido multiplicados pelas redes sociais.

Aprovado pela Câmara Municipal, em dezembro de 2013, o projeto do Consórcio Novo Recife, formado pelas empresas Moura Dubeux, Queiroz Galvão, G.L. Empreendimentos e Ara Empreendimentos, prevê intervenções urbanísticas no terreno de 105 mil metros quadrados do Cais José Estelita.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário