one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A sétima edição da Campus Party Brasil, que reúne anualmente milhares de interessados em tecnologia, inovação, ciência, empreendedorismo e cultura digital, acontece no Anhembi, em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Diretores de empresas de tecnologia da informação se encontram na Rio Conferences

Criado em 16/06/14 14h35 e atualizado em 17/06/14 14h57
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

O Rio de Janeiro promove hoje (16) um encontro entre presidentes e diretores de empresas nacionais e internacionais para debater novos investimentos na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na cidade e no Brasil. O encontro ocorre no âmbito da Rio Conferences 2014, que propõe a discussão de diversos temas em seminários setoriais, como petróleo e gás, tecnologia, audiovisual, saúde e infraestrutura.

De acordo com o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Virgílio Almeida, o evento ocorre no Rio para mostrar aos presidentes e empresários as oportunidades no setor de alta tecnologia. "O Brasil está entre os cinco maiores mercados de tecnologia da informação e comunicação e entre os sete maiores mercados na área de tecnologia da informação. É um mercado extremamente importante para qualquer empresa que queira expandir globalmente. Representa por volta de 3% do mercado global de tecnologia da informação”, explicou o secretário.

Segundo Almeida, o ministério está investindo cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias de defesa cibernética para impedir que o Brasil seja vítima de espionagem e haja vazamento de informações sigilosas. “O país precisa criar tecnologias aqui. É importante que o país tenha um domínio nesse setor. O ministério investe através de financiamento de startups. O Ministério tem uma linha de financiamento para empresas que desenvolvem [tecnologias] nessa área. Há uma ação clara do ministério para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico para produzir ferramentas e tecnologias de defesa cibernética”, completou.

O presidente da Agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro (Rio Negócios), Marcelo Haddad, informou que esta é a segunda conferência feita na cidade. A primeira foi em 2012. Haddad antecipou que como resultado do evento de 2012, uma empresa de tecnologia vai anunciar a criação de uma sede na capital fluminense. “Hoje estamos discutindo três temas chaves. Os temais mais quentes pra atração de investimento em tecnologia são: análise de dados, que eles [empresários] chamam da big data; o segundo tema é o clouding - armazentamento remoto em nuvem - e redes sociais e o terceiro ponto é a mobilidade e a segurança”, explicou.

O presidente e diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel do Brasil, Fernando Martins, destacou a importância da troca de informações entre empresas de tecnologia para o crescimento do mercado no Brasil. “Nós escolhemos o Rio de Janeiro para a instalação do nosso Centro de Computação de Alto Desempenho. É muito interessante trocar essas ideias sobre esse momento em que o Brasil vive. A gente tem um terreno muito fértil para se plantar novas ideias aqui no país”, concluiu.

A Rio Conferences 2014 começou na última quinta-feira (12) e termina no dia 13 de julho. A iniciativa ocorre pela primeira vez em uma cidade brasileira durante um evento esportivo, como na Europa e nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira foram debatidos temas como: computação em nuvem; segurança de informação e privacidade; análise de grandes quantidades de dados; redes e sistemas sociais; e mobilidade.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário