one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rompimento de barragem ameaça alagar cidade em Santa Catarina

Criado em 27/06/14 18h13 e atualizado em 27/06/14 18h26
Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Parte da população de Arvoredo, no Oeste de Santa Catarina, teve que deixar a parte mais baixa da cidade na tarde hoje (27) depois do rompimento de uma barragem particular em Ponte Serrada, município vizinho, provocado pelo excesso de chuvas na região.

Leia mais notícias no Portal EBC

O rompimento, que aconteceu por volta das 14h30, ameaça inundar Arvoredo, que tem pouco mais de 2,2 mil habitantes e fica a 56 quilômetros da barragem.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a água deve chegar ao município entre 20h e 21h. A água já passou por uma pequena barragem, o que provocou aumento de 1,5 metro no volume do Rio Irani. Há ainda outras três pequenas barragens no caminho da correnteza.

Segundo o subtenente Nelci Dallagnol, uma equipe do Corpo de Bombeiros, com cerca de 30 homens, evacuou preventivamente a parte mais baixa da cidade, já que o volume de água é muito grande. A orientação dos bombeiros é que a população fique nos abrigos indicados ou consiga lugar em casa de parentes na parte mais alta da cidade ou nos municípios vizinhos.

O trecho da BR-282, que liga Ponte Serrada a Irani, foi interditado.

Há cerca de um mês o estado de Santa Catarina vem sofrendo com fortes chuvas. A Defesa Civil já contabilizou pelo menos 42 municípios afetados, dos quais 37 decretaram situação de emergência e dois, de calamidade pública.

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário