one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)

Imagem:

Compartilhar:

Atividades começam cedo em Paraty no primeiro dia de Flip

Criado em 30/07/14 12h07 e atualizado em 30/07/14 12h17
Por Flávia Villela Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

As atividades começaram cedo hoje (30), no primeiro dia da Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip. O sol apareceu depois de dias de chuva constante e, aos poucos, vai secando as poças deixadas entre os paralelepípedos desnivelados da pequena cidade colonial da costa verde.

Leia também: Millôr Fernandes é o homenageado da 12ª edição da Flip

Com a abertura oficial marcada para as 19h, a mostra homenageia nesta edição Millôr Fernandes – jornalista, cartunista, tradutor, roteirista e sobretudo um defensor da liberdade de expressão nos tempos duros da ditadura militar.

No circuito alternativo, às 8h30, a mesa sobre roteiros com os jornalistas e escritores Eliane Brum e Antonio prata já estava bem disputado. A Flipinha – programação voltada para o público infantojuvenil – traz apresentação de dança de índios guaranis, pois um dos temas centrais da festa deste ano é a questão indígena.

Na agenda da Flipzona haverá o debate Sociedade e Literatura na parte da tarde e, às 18h, terá a abertura do Circuito de Pratos Literários, evento gastronômico que há cinco anos integra a programação do Off Flip que homenageia autores e divulga restaurantes, produtos e produtores da região, por meio das receitas criadas pelos chefs de Paraty.

Às 20h começa o aguardado show de abertura, que este ano será gratuito desde a criação da Flip há 12 anos. A cantora Gal Costa será a atração, com participação do cantor Felipe Guaraná.

O curador da Flip, Paulo Werneck, explicou que ideia é democratizar o acesso aos eventos oficiais cada vez mais. "Sempre tivemos essa preocupação com a inclusão. Este ano temos um telão na Praça da Matriz e queremos divulgar ainda mais a transmissão ao vivo online [no site] para as pessoas de todo o Brasil verem e a Flip não ficar restrita a quem está dentro da tenda e em Paraty."

Até domingo (3), estão previstas mais de 200 atividades, entre shows, lançamentos de livro, debates, exposições e exibições de filmes. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 25 mil pessoas até o fim do evento.

Morador de Paraty há 20 anos, o produtor cultural e dono de um sebo itinerante, Daniel de Jesus Lima, 53 anos, comemorou a iniciativa de mais espaços gratuitos na feira. "Nas outras Flips as pessoas diziam que havia os privilegiados do lado de dentro e os que não tinham dinheiro não podiam ver, então, abrir [a programação] foi muito bacana".

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário