one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Complexo da Maré

Imagem:

Compartilhar:

Censo contabiliza 3 mil empreendimentos no Complexo da Maré, no Rio

Criado em 23/07/14 12h48 e atualizado em 23/07/14 13h05
Por Vinícius Lisboa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Complexo da Maré
Em média, os estabelecimentos empregam 2,94 pessoas, e, de acordo com geógrafo, 76% dos trabalhadores moram na própria Maré (Espocc Maré/flickr/Creative Commons)

Cerca de 3 mil empreendimentos, a maioria informais, empregam 9 mil pessoas no Complexo da Maré, contabilizou o primeiro censo econômico realizado na região, que tem 16 favelas e 130 mil moradores. A pesquisa será divulgada amanhã (24) no 1º Seminário de Empreendedores da Maré, pelas organizações não governamentais (ONGs) Redes Maré e Observatório das Favelas.

O evento acontecerá dentro do próprio complexo, às 17h30, no Centro de Artes da Maré, e vai apresentar aos empreendedores o perfil de seus negócios, para discutir as possibilidades de organização e atendimento das necessidades.

Confira mais notícias no Portal EBC

"A pesquisa mostra a possibilidade de gerar oportunidades para quem mora aí dentro. Mostra que a Maré tem uma ecnomia potente, que emprega mão de obra local, atende clientes locais e tem até fornecedores locais", analisou o geógrafo Dalcio Gonçalves, que trabalha na ONG Observatório de Favelas e foi um dos coordenadores da pesquisa.

Em média, os estabelecimentos empregam 2,94 pessoas, e, de acordo com Dalcio, 76% dos trabalhadores moram na própria Maré.

O estudo considerou como empreendimentos barracas fixas, lojas e residências em que havia anúncio de prestação de serviços na fachada. Serviços ilícitos, como a venda de pirataria, foram excluídos. Os bares e restaurantes foram os estabelecimentos mais frequentes na pesquisa, seguidos pelo seguimento de estética, com salões de beleza e barbearias, e de vestuário.

"Sem dúvida, um território em favela, o espaço público é bastante utilizado pelas pessoas. O ambiente de convivência é muito intenso. Os bares, por exemplo, são pontos privilegiados para estes encontros. Eles materializam bastante isto. E não há dúvida de que esta ambiência dos espaços públicos, também estimula os cuidados com a aparência", explica o geógrafo, que também menciona a falta de equipamentos culturais, como cinemas e teatros, como um reforço a essa dominância dos bares.

O censo também identificou que uma das necessidades desses comerciantes é o acesso a serviços bancários, como crédito. A ausência de agências bancárias no complexo e a falta de informação sobre instrumentos financeiros estão entre os motivos.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário