Digite sua busca e aperte enter


Marco Civil da Internet: saiba o que muda para os internautas

Imagem:

Compartilhar:

Golpe na internet usa mensagem sobre Enem para enganar usuários

Criado em 18/07/14 04h13 e atualizado em 18/07/14 12h14
Por Daniel Lima Edição: Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Prepare-se para o Enem com o nosso banco de questões

Plataforma oferece plano de estudo individual para se preparar para o Enem

Professor dá dicas para se preparar para o Enem

"Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email @radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.

Algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.

Outro motivo para acreditar ser um golpe é que não foi encontrada a nota oficial nº 12838-2014, lançada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) sobre candidatos com erros em no cadastro, como consta na mensagem.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro."

Golpes parecidos com esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.

Confira imagem:E-mail falso Enem

E-mail falso sobre o Enem usado para enganar usuáriosArquivo/Agência Brasil

 

 

Editor: Talita Cavalcante

Leia também no Portal EBC: 

 

Anatel aprova edital para leilão de telefonia 4G

Lançamento do Apollo 11 completa 45 anos

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário