one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Advogada Eloísa Samy acusada de atos violentos em protestos pede asilo político ao Uruguai

Imagem:

Compartilhar:

Governo uruguaio negou asilo político a ativistas, diz deputada

Criado em 22/07/14 07h42 e atualizado em 22/07/14 17h25
Por Douglas Corrêa e Cristiane Ribeiro Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O Consulado do Uruguai negou pedido de asilo político aos ativistas Eloisa Samy Santiago, David Paixão e a namorada dele, menor de idade, segundo a assessoria da deputada estadual Janira Rocha (PSOL), que acompanhou a permanência dos três no consulado uruguaio durante o dia de ontem (21). Eloisa Samy está com a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio desde a última sexta-feira (18), acusada de atos de violência durante manifestações que ocorreram na capital fluminense no ano passado. David Paixão, que em junho do ano passado era menor de 18 anos e participou dos atos e a namorada dele buscaram asilo com medo de serem presos.

Leia mais notícias:

Justiça do Rio decreta prisão preventiva de ativistas por formação de quadrilha

De acordo com a assessoria da parlamentar, a consulesa Myriam Fraschini Chalar informou que o pedido havia sido negado pela Embaixada do Uruguai, em Brasília, e que eles deveriam deixar a representação diplomática no Rio sob o risco de serem presos pela Polícia Federal.

Os três deixaram o prédio pela porta da frente e partiram em um carro preto com os vidros escuros, sem falar com os jornalistas. À tarde, dois policiais civis tentaram entrar na sede do consulado, com o mandado judicial de prisão em nome da advogada Eloisa Samy, mas foram impedidos pela segurança consular.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro, a advogada Eloisa Samy juntou-se aos demais ativistas no exercício de sua atividade “tendo, após, desvirtuado sua conduta e passado a participar ativamente dos atos violentos, inclusive passando instruções aos ocasionais participantes, tendo sido vista ordenando o início de atos de violência”. Ainda segundo a denúncia, a advogada prestava apoio logístico aos ativistas e cedia sua casa para reuniões.

Mais 22 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público por participação em atos violentos durante manifestações de junho do ano passado no Rio de Janeiro. O juiz da 27ª Vara Criminal da Capital, Flávio Itabaiana, aceitou a denúncia e determinou a prisão preventiva de todos. Cinco já estão presos e 18 são considerados foragidos.

A Agência Brasil não conseguiu contato com o consulado uruguaio.

*Texto e título alterados às 13h48 para correção de informação

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário