one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Torcedores chilenos são acompanhados por seguranças após tentativa de invasão ao centro de imprensa no Maracanã antes do início da partida contra a Espanha pelo grupo B

Imagem:

Compartilhar:

Juizado do Torcedor registrou nove audiências na final da Copa

Criado em 16/07/14 18h00 e atualizado em 02/01/15 14h35
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), registrou nove audiências, envolvendo 41 pessoas, na partida final da Copa do Mundo de Futebol, entre Alemanha e Argentina, no Maracanã, de acordo com dados divulgados hoje (16). Os trabalhos do juizado começaram às 14h do último domingo (13) e só terminaram às 2h de segunda-feira (14), em decorrência de um ânimo de torcida que “foi muito violento, muito agressivo”, disse o juiz Marcello Rubioli à Agência Brasil.

Veja também no Portal EBC:

Copa teve média de um jornalista agredido por dia pela Polícia Militar

Série especial analisa futuro da seleção brasileira

Em balanço, governo destaca legado e estima que Copa movimentou R$ 30 bilhões

Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o torcedor russo Vitaly Zdodovetskiy, que invadiu o campo durante a partida,  pagou multa e foi afastado dos estádios depois de ser ouvido em audiência. Outro torcedor estrangeiro também tentou invadir o gramado e teve que pagar multa e foi afastado dos estádios, mas não deram detalhes do caso.

No total, 22 torcedores - 19 argentinos, um chileno, um russo e um inglês - foram enquadrados por provocação de tumulto; cinco chilenos e um paraguaio foram denunciados pelo crime de falsificação; enquanto três argentinas e um peruano foram flagrados e punidos por transporte de drogas, relatou a assessoria.

O Juizado do Torcedor registrou ainda um caso de cambismo, um de estelionato, um de embriaguez e exposição ao perigo, cinco ocorrências de desacato, um caso de dano ao patrimônio, dois casos de injúria e um de calúnia, na última partida da Copa, no Maracanã.

No cômputo geral, que engloba os sete jogos promovidos no Maracanã, durante a Copa, as audiências envolveram mais de 100 pessoas. No primeiro jogo, dia 15 de junho, entre as seleções da Argentina e da Bósnia, foram detidos dez argentinos; no segundo jogo, entre Chile e Espanha, dia 18 de junho, foram presos 84 chilenos, lembrou o juiz Marcello Rubioli. O jogo mais tranquilo, segundo ele, foi entre as equipes da Bélgica e da Rússia, dia 22 de junho. “Os outros foram mais movimentados”, indicou.

Segundo o TJRJ, dos dez argentinos detidos, três tiveram a prisão decretada por conduta inconveniente, após pularem um muro para entrar no estádio. Na audiência, eles não aceitaram a proposta de transação penal e foram denunciados pelo Ministério Público (MP). Terão de comparecer à Audiência de Instrução e Julgamento, prevista para o dia 31 de julho, às 14h, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. Foram ainda encaminhados à Polícia Federal para averiguação do ingresso deles no Brasil.

O funcionamento do Juizado do Torcedor ocorreu duas horas antes e até uma hora após cada partida, para atendimento a ocorrências  no interior do estádio e ao seu redor. Nas quatro partidas que ocorreram no Maracanã, na primeira fase da Copa, foram registrados crimes de cambismo, ingressos falsos, invasão do estádio sem ingressos, desacato, porte de drogas e agressão, totalizando 14 audiências, das quais 11 resultaram em transações penais com pagamento de cestas básicas ou multas, e três foram arquivadas.

A principal preocupação do juiz Rubioli era em relação à rivalidade entre as torcidas estrangeiras. Desde o início da Copa foram registradas 56 ocorrências, com 14 audiências e cinco encaminhamentos à Polícia Federal.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário