one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Movimentos sociais fazem ato contra repressão a manifestações

Criado em 18/07/14 22h51 e atualizado em 18/07/14 23h35
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Movimentos Sociais, sindicatos e partidos políticos fizeram hoje (18) um ato na Câmara dos Vereadores da capital paulista contra a repressão das manifestações e a restrição das liberdades democráticas. Eles também protestaram contra a demissão de trabalhadores que fizeram greve neste ano, como os metroviários de São Paulo e os empregados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Saiba mais no Portal EBC:

Justiça do Rio decreta prisão preventiva de ativistas por formação de quadrilha

Desembargador concede habeas corpus para mais cinco ativistas presos

“Hoje, a gente tem preso político no país. Isso é a primeira coisa que a gente tem de refletir. A redemocratização já foi superada, agora estamos em democracia. Só que em razão das violações perpetradas pelo estado, crimes que o estado comete, eu não posso dizer que nós já orbitamos essa dimensão”, disse o advogado Daniel Biral, membro do grupo Advogados Ativistas, que já foi preso em uma manifestação por pedir a identificação de um policial. Ele acusa a Polícia Militar de tê-lo agredido e ameaçado.

Entre as reivindicações dos participantes do ato, estão a libertação imediata de todos os presos políticos e o encerramento dos inquéritos policiais de investigação dos manifestantes, além da  garantia ao direito de manifestação.

“Eu tenho consciência que meu filho tem participado de vários movimentos sociais, de várias manifestações, todas de maneira pacífica. Ele não é líder de nenhum movimento. E volto a afirmar que manifestar não é crime, é um direito de todo indivíduo”, disse Helena Harano, mãe de Fábio Hideki Harano, aluno e funcionário da Universidade de São Paulo (USP), preso há 27 dias em uma manifestação, acusado de ser um líder do movimento Black Bloc.

Segundo o sindicalista Marcelo Pablito Santos, do Sindicato dos Trabalhadores da USP, a greve na instituição, que hoje completa 53 dias, deve continuar até a liberdade de Harano. “Na nossa greve colocamos como ponto fundamental a libertação do nosso companheiro Fábio Hidek. Já aprovamos no comando de greve: se a reitora não abrir negociação e não houver libertação, vamos continuar a paralisação na universidade”, disse.

Entre os movimentos que participaram do ato estão os Advogados Ativistas, o coletivo Por Que o Senhor Atirou em Mim?, o Comitê Estadual de Luta Contra a Repressão e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário