one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O lixão funcionava próximo ao Aterro de Gramacho

Imagem:

Compartilhar:

No Rio, 19 municípios ainda não fazem a destinação correta do lixo

Criado em 31/07/14 20h55 e atualizado em 31/07/14 21h29
Por Vladimir Platonow Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro já tem 80% dos municípios adequados à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fechamento de todos os lixões no país até o próximo sábado (2). A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (31) que não haverá prorrogação do prazo, por parte do governo. Das 92 cidades fluminenses, 19 ainda não estão destinando o lixo para centrais de tratamento de resíduos (CTRs). O secretário do Ambiente, Carlos Portinho, disse que serão feitos termos de ajustamento de conduta (TACs) com essas cidades, estabelecendo prazo para se enquadrarem à legislação, sob pena de serem multados.

“O Rio de Janeiro não conta com a hipótese da prorrogação [da entrada em vigor] da lei. Já cumprimos quase 100% e falta muito pouco para atingir a meta e o que falta está por detalhes. A gente prefere resolver isso com ajustamento de conduta, com prazos rápidos, porque a nossa intenção é que todos os demais 19 municípios já tenham a operação de seus aterros em prática até o fim do ano”, disse Portinho.

De acordo com a Secretaria do Ambiente, 94% das 17.076 toneladas diárias de lixo produzidas no estado seguem para aterros sanitários e 3,7% para aterros controlados. Os municípios pequenos podem formar consórcios para operar aterros sanitários. “Essa diferença de 2,3% representa três consórcios que estão em fase final de detalhes para concluir suas soluções, em licitação da operação ou no aguardo do licenciamento do local dos aterros. Não é por causa da morosidade dos municípios, mas da burocracia que tem de ser superada.”

Em relação aos depósitos clandestinos e irregulares de lixo, Portinho disse que a fiscalização será mais rigorosa, inclusive com aplicação de multas às prefeituras que não fiscalizarem a correta destinação dos resíduos sólidos.

“Houve um esforço enorme do governo do estado em encerrar 12 lixões no entorno da Baía de Guanabara, cujo chorume contribuía para a poluição das águas. Mas a gente precisa que a população e as prefeituras colaborem. Nesse aspecto, após a gente concluir a etapa dos aterros, vamos focar na autuação e multa das pessoas que vêm destinando lixo irregularmente.”

O último lixão fechado no estado foi o de Japeri, que passará a enviar 76 toneladas diárias de resíduos para a CTR de Nova Iguaçu. Com isso, 51 lixões foram fechados no estado desde 2007.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões tinham fechados e substituídos em aterros sanitários, forrados com manta impermeável, para evitar a contaminação do solo. O chorume deve ser tratado e o gás metano terá que ser queimado. Quem não cumprir a legislação estará submetido às punições previstas na Lei de Crimes Ambientais, que prevê multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário