one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia Federal

Imagem:

Compartilhar:

Pirâmide Financeira: Operação Órion combate fraudes no Espirito Santo

Criado em 24/07/14 12h29 e atualizado em 24/07/14 12h36
Por Daniel Lima Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Receita Federal, Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (24) a Operação Órion, com o objetivo de combater fraudes envolvendo a prática de pirâmide financeira promovida por empresas sediadas no Espírito Santo.

Leia mais notícias no portal EBC

Segundo técnicos da Receita, em Brasília, a ação ocorre nos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica, onde estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas sedes de duas empresas, em quatro escritórios de contabilidade e três residências.

Em nota, a Receita informou que a operação cumpre mais um esforço para combater esquema de investimento conhecido como pirâmide financeira que se sustenta a partir da cobrança de taxas de adesão de divulgadores de um serviço de telefonia.

A rede construída pelas empresas não condiciona os ganhos dos divulgadores à venda ou revenda dos serviços de telefonia, mas principalmente à angariação de novas adesões que torna o esquema lucrativo somente para os membros que figuram no topo da pirâmide. O número de divulgadores prejudicados com a ação das empresas já ultrapassa 1 milhão de pessoas.

Não é a primeira vez que a empresa passa a ser investigada por diversos órgãos públicos no Brasil e no exterior. Em junho de 2013, a Justiça Estadual do Acre determinou a proibição de novos cadastros de divulgadores e indisponibilidade de todos os bens dos sócios de uma das empresas.

Para a Receita, há indícios do cometimento de crimes tributários na atuação dos divulgadores, crime contra a economia popular, com suposta formação de pirâmide, estelionato e crime de induzimento à especulação.

Editor: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário