one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Energia Nuclear - Usina em Angra

Imagem:

Compartilhar:

Professores do sul fluminense recebem capacitação sobre energia nuclear

Criado em 30/07/14 18h46 e atualizado em 30/07/14 19h04
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Nova turma de professores da rede municipal de ensino de Angra dos Reis e de Paraty, municípios da costa verde do estado do Rio de Janeiro, concluiu hoje (30) o curso de capacitação sobre energia nuclear, promovido pelo Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A iniciativa é do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).

Leia mais notícias no Portal EBC

A central nuclear brasileira está localizada no município de Angra dos Reis, sul fluminense, e abriga as usinas nucleares Angra 1 e 2, em funcionamento, além da usina Angra 3, em construção.

O secretário de Defesa Civil de Angra dso Reis, Marco Oliveira, destacou, em entrevista à Agência Brasil, a importância da capacitação dos professores sobre o setor nuclear para disseminar as informações, com vistas à proteção da população.

“Nada melhor do que os profissionais da educação para repassar as informações. Eles fazem o trabalho na base, com os alunos.  Por isso, é muito importante ter essas pessoas que participam do processo de  formação do aluno, do cidadão, para informar o que eles têm na cidade, a fim de que tirem suas próprias conclusões. Conhecer como funciona uma usina nuclear, se há risco, se há plano de emergência, quem são os atores envolvidos numa situação dessas”, disse o secretário.

Oliveira informou que a capacitação dos professores é anual e contínua, e dá seguimento a uma ação iniciada há alguns anos em Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. A capacitação consiste de 20 horas-aula, que incluem noções de defesa civil e riscos regionais, fundamentos básicos de energia nuclear, funcionamento de uma usina nuclear e plano de emergência. O certificado de conclusão tem chancela da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec).

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário