one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eduardo Jorge, candidato à presidência pelo PV

Imagem:

Compartilhar:

Candidato do PV quer rompimento do acordo nuclear com Alemanha

Criado em 21/08/14 12h20 e atualizado em 21/08/14 12h25
Por Fernanda Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O candidato à Presidência pelo PV, Eduardo Jorge, participou hoje (21), na capital paulista, de um debate promovido pelo Greenpeace sobre a ampliação do uso da energia solar no Brasil. O candidato reafirmou seu compromisso em ampliar o uso desse tipo de energia, considerada mais limpa, no país. Outra proposta defendida foi a ruptura do acordo nuclear que o Brasil tem com a Alemanha.

Leia mais notícias sobre as Eleições 2014 no Portal EBC

“Tem a chance, de cinco em cinco anos, de se romper o contrato com a Alemanha. O contrato vence em novembro de 2015. Para propor a ruptura, tem que fazer com um ano de antecedência”, disse. Eduardo Jorge quer reunir um grupo de entidades para propor à presidenta Dilma Rousseff que não renove o contrato. “Queremos uma energia mais segura e limpa”, declarou.

Em contrapartida à ruptura do contrato, disse o candidato, o país criaria um novo acordo de longo prazo com a Alemanha, uma parceria para incentivar a pesquisa, produção e incentivo à energia solar no mundo. “A proposta é trocar um contrato inseguro e sujo como o da energia nuclear para a pesquisa em energia solar”, disse ele.

O candidato é contrário ao uso da energia nuclear no país. “É uma energia altamente perigosa, numa região altamente delicada do Rio de Janeiro. Se nós não queremos isso, a chance é agora, em novembro de 2014. Se não, o contrato é automaticamente renovado”, explicou.

De acordo com Eduardo Jorge, seu programa será ampliado para incorporar propostas como a que foi sugerida hoje pelo Greenpeace – a construção de 1 milhão de casas solares – aquelas cujo consumo é baseado em energia solar - durante os quatro anos de governo, caso seja eleito. “É uma energia limpa, que ajuda a limpar a matriz energética no Brasil, tirar a pressão sobre as nossas hidrelétricas, é lucro puro para o nosso Brasil”, declarou.

Sérgio Leitão, diretor de políticas públicas do Greenpeace, defendeu a expansão da capacidade de geração de energia solar. Para ele, uma solução para a questão energética no país seria a utilização de 10% da área que já foi desmatada na Amazônia para cobri-la com placas solares.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário