one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lagoa de Araruama

Imagem:

Compartilhar:

Começa hoje período de defeso na Lagoa de Araruama

Criado em 01/08/14 14h05 e atualizado em 01/08/14 14h28
Por Da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O governo do estado do Rio de Janeiro deu início hoje (1°) ao período de defeso da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, considerado o maior complexo de lagoas de água salgada do mundo. A medida, realizada pelo segundo ano consecutivo, tem por objetivo garantir o sustento dos pescadores da região, permitindo a reprodução das espécies e o aumento no estoque.

Leia mais notícias no Portal EBC

Brasil e Índia se unem nas áreas de meio ambiente e de troca de dados

A captura de qualquer espécie de peixe fica proibida até o dia 31 de outubro. Redes de pesca, redes de espera e qualquer outro tipo de pesca, inclusive a amadora está proibida neste período na lagoa, que abrange os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Quem for flagrado infringindo a lei poderá receber multa e até perder do equipamento de pesca.

No período do primeiro defeso da Lagoa de Araruama, realizado em 2013, a oferta de pescado na região era cerca de 50 toneladas por mês. Em novembro do mesmo ano, a oferta de peixes cresceu para cerca de 120 toneladas. Durante a medida, cerca de  4 quilômetros de redes de pesca foram apreendidos, mas nenhum pescador foi notificado ou multado. Aproximadamente 80% das apreensões ocorreram entre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Portinho, acredita que o número de infrações será menor no defeso deste ano. “Tenho certeza que esta segunda edição do defeso será melhor,  haverá bem menos infrações do que no ano passado. Garantir o ciclo de vida das variadas espécies de peixe significa garantir a sustentabilidade daquelas comunidades que vivem da pesca. Os pescadores e a população local entenderam isso", afirma.

A fiscalização da pesca é feita pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), em conjunto com o Comando de Policiamento Ambiental e agentes ambientais das prefeituras da região. Durante o defeso, pescadores profissionais cadastrados com confirmação do Ministério da Pesca e Aquicultura terão direito ao seguro-defeso no valor de um salário mínimo por mês, liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para tanto, o pescador deve comprovar que é cadastrado no Registro Geral de Pescador, que tem atualmente cerca de mil pescadores que vivem da pesca nos cinco municípios que a Lagoa de Araruama abrange. 

Editora Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário