one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Corpo de engenheiro será mantido congelado nos Estados Unidos, decide tribunal

Criado em 20/08/14 20h06 e atualizado em 20/08/14 20h43
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Por 3 votos a 2, os desembargadores da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiram hoje (20) manter congelado nos Estados Unidos o corpo do engenheiro Luiz Felipe Dias de Andrade Monteiro, até que se esgotem os recursos jurídicos na apreciação do processo. Na sessão, os magistrados destacaram que o caso é sem precedentes na Justiça.

Confira no Portal EBC:

Vítima do ex-médico Roger Abdelmassih diz que ele destruiu vidas

PF ouve suspeitos de envolvimento em esquema de sonegação fiscal

O engenheiro morreu em 2012 no Rio de Janeiro e seu corpo foi trasladado cinco meses depois para Detroit, nos Estados Unidos, onde é mantido em uma cápsula de hidrogênio de uma empresa da cidade. O traslado foi feito por Lígia Cristina de Mello Monteiro, filha do segundo casamento do engenheiro. As duas filhas do primeiro casamento dele, Carmem Sílvia Monteiro Trois e Denise Nazaré Bastos Monteiro, não concordam e afirmam que Luiz Felipe queria ser enterrado no cemitério de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde está sepultada a mãe delas.

Segundo o tribunal, Lígia apresentou declarações de pessoas que conviveram com o engenheiro, segundo as quais ele queria ser submetido ao processo de criogenia, na esperança de uma futura reanimação com a descoberta da cura de sua doença pela ciência. Carmem e Denise querem trazer o corpo de volta para o Brasil e também apresentaram declarações de parentes indicando que o engenheiro queria ser sepultado no país natal. Luiz Felipe não deixou, porém, documentos informando qual seria sua vontade.

Carmem e Denise tinham conseguido uma decisão favorável em primeira instância, mas Lígia recorreu. A sentença foi reformada em julgamento de segunda instância e ela obteve o direito de levar o corpo para os Estados Unidos. As irmãs apelaram, impetrando recursos infringentes. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, como a família ainda pode entrar com novos recursos, os desembargadores entenderam que o corpo deve ser mantido congelado até sair a decisão jurídica final.


Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário