one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poste

Imagem:

Compartilhar:

Fiscalização policial e da Ampla resulta em 68 prisões por furto de energia

Criado em 01/08/14 20h13 e atualizado em 01/08/14 20h40
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os trabalhos diligenciados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com a distribuidora de energia elétrica Ampla, contra ligações irregulares de energia, conhecidas como “gatos de luz”, resultaram em 301 registros de ocorrência e 68 prisões por furto de luz nos seis primeiros meses do ano.

Leia mais notícias

Segundo informou hoje (1º)  à Agência Brasil Janaina Vilella, diretora de Relações Externas da Endesa Brasil, controladora  da Ampla, houve incremento de 24% no número de ocorrências e 13% no número de prisões, em comparação a igual período de 2013. Em todo o ano passado, as operações de combate ao furto de energia resultaram em 108 prisões e 482 ocorrências em toda a área de concessão da distribuidora, que inclui 66 municípios fluminenses, ou 73% do território estadual, com cobertura de 32.188 quilômetros quadrados.

Os  “gatos de luz” são considerados crime e preveem pena de prisão de um a oito anos. Eles prejudicam a qualidade do serviço prestado pela distribuidora aos consumidores e põem a população em risco, especialmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. Segundo a empresa, as ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, o que gera interrupção no fornecimento de energia.

“Atuamos no combate ao furto com base em três pilares: operações com a polícia, tecnologia e projetos sociais. A Ampla foi pioneira na instalação de medidores eletrônicos, que inibem o furto de energia. Desde 2004, instalamos 690 mil medidores em nossa área de atuação. Também atuamos fortemente com projetos sociais que promovem, por exemplo, geração de renda e conscientização em relação ao consumo de energia, contribuindo para redução do furto em algumas localidades. Buscamos incentivar o uso correto da energia”, relatou Janaína Vilella.

A diretora esclareceu que os chamados “gatos” são encontrados tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais de todos os níveis econômicos. “A questão é cultural e não socioeconômica”, analisou. As cidades da área de concessão da Ampla, que registram o maior índice de perdas de energia por furto, são Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 2014, foi registrado o maior número de prisões e registros de ocorrência nesses dois municípios, além de Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Niterói.

Denúncias de furtos de energia podem ser feitas, com garantia de anonimato, pela internet, no endereço www.ampla.com, ou pelo Twitter da empresa @amplaenergia.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário