one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guia Cultural da Favela

Imagem:

Compartilhar:

Observatório de Favelas lança mapa cultural de seis comunidades

Criado em 29/08/14 19h55 e atualizado em 29/08/14 21h21
Por Agência Brasil Edição:Nádia Franco

Os moradores de seis comunidades cariocas já podem contar com um mapa interativo e colaborativo com informações sobre locais que desenvolvem práticas culturais e ficam perto de suas casas. O Guia Cultural de Favelas foi lançado na noite de hoje (29) pela organização não governamental (ONG) Observatório de Favelas, em sua sede no Complexo da Maré, na zona norte da cidade, e já tem 26 pontos culturais disponíveis.

O guia foi desenvolvido por 40 jovens com formação cultural pelo projeto Solos Culturais, também do Observatório de Favelas. De 2012 a 2013, 120 jovens desse projeto visitaram cerca de 500 pontos culturais. Com o projeto do guia, durante seis meses, os jovens voltaram aos locais para produzir conteúdo multimídia do mapa nos complexos da Maré e do Alemão, em Manguinhos, na Penha, na Cidade de Deus e na Rocinha.

De acordo com o coordenador do projeto, Gilberto Vieira, o mapa é mais do que um itinerário cultural, porque dá visibilidade a produtores e artistas que atuam dentro das comunidades. “Nossa intenção não é fazer um itinerário de práticas legais de cultura na favela. Claro que isso pode acontecer, porque vai ter muita coisa bacana para fazer na cidade, mas o melhor é justamente empoderar os produtores culturais das favelas, para que eles se reconheçam como prática cultural importante, e para aqueles que colocam ali um ponto cultural no mapa da cidade.”

O objetivo do mapa é estender a iniciativa para além das seis comunidades disponíveis no guia. Por ser colaborativo, produtores, iniciativas, coletivos e artistas de outras favelas podem incluir seus projetos e suas práticas culturais no guia. “O mais legal do mapa é que ele é colaborativo. Nosso objetivo agora é conseguir financiar a visibilidade do guia e incitar a colaboração. Na função 'colabore' do site, qualquer produtor cultural, artista, iniciativa, coletivo, pode clicar nesse botão, preencher uma ficha, selecionar o ponto no mapa e descrever sua prática. Isso vai ser modelado para virar um ponto no guia”, disse Vieira.

A iniciativa integra o Programa Favela Criativa, uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada que contempla um conjunto de projetos destinados a dar formação artística a jovens agentes culturais. O mapa com os pontos culturais das seis comunidades está disponível no site www.guiaculturaldefavelas.org.br.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário