one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Profissionais de saúde comemoram Dia de Reanimação Cardiorrespiratória

Criado em 29/08/14 17h17 e atualizado em 29/08/14 17h26
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Profissionais de saúde do Rio de Janeiro promovem atividades no Shopping Nova América, nesta sexta-feria (29 ), em comemoração ao Dia de Reanimação Cardiorrespiratória, amanhã (30). Estudantes da área de saúde, médicos e enfermeiros, com apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e de 17 ligas acadêmicas de Trauma e Emergência ensinam manobras de primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória.

A síndrome cardiovascularé um evento súbito e imprevisível, com perda abrupta das funções cardíaca e pulmonar, que pode levar à morte se não for revertida. Aí que entra a importância da reanimação cardiorrespiratória - técnica universalmente empregada, que utiliza a combinação de compressões torácicas com ventilações de resgate para manter o paciente em condições de receber o suporte avançado e desfibrilação, visando à reversão do quadro.

De acordo com o médico e coordenador do evento,  Bruno Sant'Anna Sabino da Rocha, o objetivo da campanha desenvolvida hoje é instruir as pessoas em geral para ajudar nos primeiros socorros. "Nossa intenção é capacitar grande número do público leigo e fazer com que essas pessoas possam identificar e aplicar as manobras necessárias para iniciar a atuação, de forma precoce. O primeiro atendimento faz toda diferença, e é decisivo no momento da parada cardiorrespiratória. Com isso, a gente pode salvar mais vidas", disse.

Sant'Anna ressaltou que "as ações feitas nos primeiros minutos, após a parada cardíaca, são fundamentais para que a vítima sobreviva. Cada minuto que a gente perde, a reanimação vai ficando mais difícil, por isso é importante iniciar o mais rápido possível. Se perder dez minutos, não tem chance alguma de sobrevivência".

Além do treinamento prático, os profissionais de saúde distribuem panfletos com procedimentos para o atendimento e fazem demonstração de uso de um desfibrilador externo automático - aparelho que dá choque, fundamental para a reanimação instantânea.

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital, mas uma reanimação cardiopulmonar aumentar muito as chances de sobrevivência. O desfibrilador, segundo Sant'Anna,  "identifica o tratamento que deve ser dado e orienta o que deve ser feito. Se tiver o aparelho, ajuda a alterar a mortalidade, porque ele trata e corrige o problema. Qualquer um pode utilizar esse aparelho".

 

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário