one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sociedade de Ortopedia lança campanha sobre malformação congênita no Rio

Criado em 21/08/14 14h03 e atualizado em 21/08/14 14h18
Por Da redação Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A campanha sobre malformação congênita “Vá em Frente” foi lançada hoje (21) pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (Sbot-RJ). O objetivo da campanha é chamar a atenção da população e da classe médica sobre o nascimento de crianças que apresentam malformação congênita. O lançamento foi no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e contou com representantes do conselho, da Sbot, de outras especialidades médicas e da saúde pública do estado e do município.

Veja também no Portal EBC:

Ministério da Saúde desmente boatos sobre casos de ebola no Brasil

Amapá confirma segundo caso de febre Chikungunya

Meningite transmitida por parasita se espalha pelo Brasil

De acordo com Henrique de Barros, presidente da sociedade de ortopedia e idealizador do projeto, a campanha destaca a importância do diagnóstico preciso e do tratamento no tempo adequado, evitando assim cirurgias ortopédicas tardias. "É muito importante chamar a atenção para o diagnóstico precoce e com isso o tratamento precoce dessas crianças. Geralmente o diagnóstico é tardio, então essas crianças são encaminhadas tardiamente para serem operadas e com isso, o resultado cirúrgico no pós-operatório diminui", explicou.

A campanha também chama atenção para a importância da integração entre especialidades médicas no fechamento do diagnóstico, o correto preenchimento da Declaração de Nascidos Vivos e do código da anomalia para criação de dados epidemiológicos, além de orientação aos pais e encaminhamento do bebê para o tratamento adequado. Segundo Barros, a prioridade é chamar a atenção dos ortopedistas e pediatras que estão à frente de maternidades e ambulatórios de pediatria.

Segundo dados do Estudo Colaborativo Latinoamericano de Malfrmações Congênitas, que mapeia a região e cria uma base de dados epidemiológicos, a cada 100 crianças nascidas vivas, três têm malformação congênita e 43% têm defeito muscular. Para Barros, trata-se de um problema de saúde pública. "Se eu levar em conta que um defeito congênito pode vir associado a outro ou que a associação de vários defeitos congênitos pode se transformar em uma síndrome, essa estatística vai lá em cima. É muito alta. Isso não é problema de uma campanha, é um problema de saúde pública", relatou.

O Cremerj é parceiro da Sbot-RJ e vai ajudar a divulgar a campanha. De acordo com o presidente do Cremerj, Sidnei Ferreira, o órgão está à disposição e vai colaborar com a campanha. "Essa campanha tem um papel importante para os médicos e para a sociedade. O Cremerj vai ajudar de várias formas. Nós temos nossas câmaras técnicas envolvidas na campanha, vamos divulgar no nosso site e nas nossas subsedes em 19 municípios e vários bairros. (...) Isso vai ajudar não só os médicos, como também as famílias, os pais de crianças com esse problema. Contamos também com a ajuda de outras entidades médicas que precisam colaborar para que dê certo”, declarou.

Durante a campanha serão distribuídos folders em unidades hospitalares - na ala de pediatria, em ambulatórios e para as famílias.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário