one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova carteira de trabalho

Imagem:

Compartilhar:

Unidade móvel emite carteira de trabalho digital na Baixada Fluminense

Criado em 06/08/14 12h51 e atualizado em 06/08/14 13h27
Por Davi Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Agilidade, segurança e praticidade. Esses são alguns dos atrativos da carteira de trabalho digital, lançada em janeiro pelo Ministério do Trabalho. O serviço chegou ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e até dezembro uma unidade móvel percorrerá os bairros da cidade emitindo as novas carteiras. O trabalho está sendo feito pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec), da prefeitura local.

Leia mais: 

Ministro do Trabalho lança carteira de trabalho digital no Rio

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Ezequiel Lourenço, a ação beneficia principalmente os jovens. “Constatamos que grande parte das carteiras emitidas são para os jovens que buscam o primeiro emprego. Com o documento em mãos, a chance de conseguir a vaga é maior. A partir desses dados, temos mantido contato com as empresas parceiras para contratar nossos jovens, tanto que o nosso balcão de empregos está sempre presente nessas ações, captando currículos e oferecendo cursos profissionalizantes”, explicou.

A nova carteira de trabalho é válida em todo o território nacional e, além das informações da carteira profissional antiga, vem com uma tarja magnética e numeração única para todas as vias, com uma aparência semelhante à de um passaporte. As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias.

Todas as informações, após serem digitalizadas, são armazenadas em um banco de dados e a entrega do documento ocorre no prazo máximo de 15 dias úteis. Os interessados devem ter a partir de 15 anos e comparecer à unidade móvel da Fundec portando CPF, carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência e carteira profissional antiga.

Nesta quarta-feira, a unidade móvel estará no bairro Olavo Bilac. O horário de atendimento será sempre das 9h às 17h. Para saber o local por onde as unidades vão passar nos próximos meses, o interessado deve ligar para (21) 3661-9689.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário