one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em 20 de setembro, gaúchos comemoram o início da Revolução Farroupilha

Imagem:

Compartilhar:

20 de setembro marca aniversário da Revolução Farroupilha no RS

Criado em 20/09/14 16h08 e atualizado em 29/09/14 20h52
Por Portal EBC

Neste sábado (20), o Rio Grande do Sul tem um feriado oficial. A data de 20 de setembro deste ano marca o aniversário de 179 anos do início da Revolução Farroupilha.

A Revolução Farroupilha começou no dia 20 de setembro de 1835 com a chegada de tropas lideradas por Bento Gonçalves. No conflito, fazendeiros gaúchos pediam mais condições para comercialização da carne do estado.

Um ano depois, Bento Gonçalves proclamou a “República Piratini” e colocava o estado como independente do Brasil. A Guerra dos Farrapos (nome dado por causa dos trajes de quem lutava ao lado dos gaúchos) durou dez anos.

Após o fim do conflito, o estado foi anexado novamente ao Brasil, os rebeldes anistiados e a carne de outros países passaram a ser taxadas em cerca de 25%. Com o acordo, fazendeiros gaúchos e império ficaram satisfeitos.

O hino do Rio Grande do Sul tem em seu primeiro verso uma menção à data. “Como a aurora precursora do farol da divindade. Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade”, diz o início do hino.

O dia é um dos mais importantes do calendário do estado. Além do feriado, o dia (que marca o fim da chamada Semana Farroupilha) é repleto de desfiles e apresentações de músicas tradicionais do Rio Grande do Sul.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário