one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Letreiro do prédio da Petrobras no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Aposentados ocupam Petrobras para garantir ganhos e criticam corrupção

Criado em 30/09/14 19h08 e atualizado em 30/09/14 23h08
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Aproximadamente 50 petroleiros aposentados ocuparam hoje (30) o andar térreo da Petrobras, no centro do Rio. Eles reivindicam a incorporação em suas aposentadorias de benefícios e vantagens concedidos aos funcionários da ativa. Também criticaram os recentes episódios de corrupção envolvendo a estatal. Os manifestantes tentaram falar com a presidenta da empresa, Graça Foster, mas disseram ter sido barrados com truculência pelos agentes de segurança, que os impediram de acessar os elevadores do prédio.

O presidente da Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobras e Petros (Fenasp), Rodinei Bernabé Hernandes, explicou que o principal motivo do protesto era contra a discriminação que os aposentados estavam sofrendo nos últimos anos em relação aos acordos coletivos. “Nós, aposentados, em todos os acordos coletivos, temos tido dificuldades em manter o que diz o regulamento do plano de benefícios da Petros [fundo de pensão dos funcionários da Petrobras]. Nós queremos convencer a presidenta Graça Foster, que é funcionária da Petrobras, a ter sensibilidade de petroleira para resolver essa questão conosco”, disse Hernandes.

Leia também:

PF desarticula fraude de servidores na Universidade Federal Rural da Amazônia

OAB-DF impugna pedido de registro para Joaquim Barbosa advogar

O presidente da Fenasp explicou que os aposentados – cerca de 48 mil pessoas – têm conseguido vitórias na Justiça do Trabalho, mas de forma individual, o que acaba gerando gastos extras com advogados.
Hernandes demonstrou indignação contra os recentes casos de corrupção na estatal, denunciados pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa. “Nós, aposentados e pensionistas do sistema Petrobras, não compactuamos com essa situação. Somos totalmente contra e queremos que seja averiguado de fio a pavio. Têm que aparecer os culpados. Não é possível que retirem dinheiro desta empresa, que é orgulho do Brasil. O dinheiro poderia estar melhorando a vida do petroleiro, mas está na mão de ladrões”.

A Petrobras apresentou sua última proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2014 no dia 24 deste mês. A proposta está sendo aprovada nas unidades da companhia.

Com relação à manifestação feita pelos aposentados e pensionistas, a área de Recursos Humanos da Petrobras, responsável pelas negociações trabalhistas, já se colocou à disposição para recebê-los.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário