one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Audiência não resolve impasse ambiental sobre campo de golfe para Olimpíadas

Criado em 17/09/14 21h54 e atualizado em 18/09/14 08h53
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Terminou sem acordo a audiência de conciliação para resolver o impasse ambiental da construção do campo de golfe na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos de 2016. A audiência entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), o município do Rio e a Fiori Empreendimentos Imobiliários, responsável pelas obras, foi na tarde desta quarta-feira (17), na 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

A área em questão é vizinha ao Parque Natural Municipal de Marapendi. Inicialmente, a proposta do MP-RJ considerava a recuperação e preservação de uma faixa de 400 metros, a partir do plano de alinhamento da orla marítima, mas a sugestão foi recusada pela prefeitura e pela Fiori. Na tentativa de conciliação de hoje - a terceira -, o Ministério Público flexibilizou a proposta, mas tanto a prefeitura quanto a empreendedora recusaram o acordo.

Representantes da Fiori afirmaram que o recuo proposto no desenho do campo prejudicaria as construções imobiliárias da empresa no local, já em andamento. Por meio de uma parceria público-privada, a prefeitura doou o terreno à empreendedora para construir projetos imobiliários, permitindo, inclusive, uma altura maior dos prédios. Em contrapartida, a empresa implantaria o campo de golfe, sem custos para o município.

“O conflito permanece. A gente entende que não atende a garantia da preservação do meio ambiente o modelo que eles apresentaram de desenho de campo. O que a gente precisa defender é que a área tenha características de conservação de ambiente. É para isso que foi criada. Não quero considerar isso [alterar o campo após as Olimpíadas], para nós não é interessante. A verdade é que a área já vem sendo degradada há bastante tempo. Se não temos um instrumento legal que pelo menos garanta o que restou na área, para mim ela continua vulnerável”, disse o promotor do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do MP-RJ, Marcus Leal.

O juiz Eduardo Antonio Klausner deu prazo de 60 dias para o município e 15 dias para a empreendedora apresentarem nova proposta. Se o MP-RJ não concordar, o juiz terá que decidir a polêmica. Representantes do coletivo Golfe para Quem?, que entrou com representação no Ministério Público, acompanharam a sessão. Para o consultor jurídico do movimento, Jean Carlos Novaes, manter o desenho do campo de golfe é ignorar a Constituição do Brasil.

“Nós entendemos que no momento temos que aguardar a decisão judicial. O juiz, a partir das informações colhidas na audiência, tem entendimento suficiente para decidir. Ou seja, ele fará a interpretação da lei. A nossa esperança é que todo o questionamento feito pelo MP-RJ seja considerado pelo juiz. Nós não consideramos aceitável, neste contexto de debate judicial, o argumento de que as Olimpíadas se sobreponham à  Constituição. Acho que faltou responsabilidade, profissionalismo e ética das pessoas que conceberam esse projeto, porque não fizeram estudos e pareceres técnicos necessários”, declarou.

Após a audiência, os representantes da prefeitura e da Fiori preferiram não falar com a imprensa. Enquanto a decisão do juiz sobre o impasse não sai, as obras podem continuar, desde que nenhuma nova intervenção em área de vegetação florestal e de Mata Atlântica seja feita. As obras de construção do campo de golfe da Barra da Tijuca começaram em 2013.

A prefeitura do Rio informou, em nota, que participou da audiência de hoje com o objetivo de demonstrar à Justiça "que a construção do campo foi autorizada com a observância da legislação, devidamente aprovada pelo Poder Legislativo e em atendimento aos requisitos ambientais e aos compromissos olímpicos". De acordo com o município, a obra está praticamente concluída e não será paralisada.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário