one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Como parte da campanha Alerta Vermelho, que visa barrar a morte de botos vermelhos na Amazônia, um boto inflável, com 12 metros de comprimento foi exposto em frente ao Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Campanha contra matança de botos da Amazônia chega a Brasília

Criado em 02/09/14 15h16 e atualizado em 02/09/14 15h26
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Campanha Alerta Vermelho, contra a matança de botos
Como parte da campanha Alerta Vermelho, que visa barrar a morte de botos vermelhos na Amazônia, um boto inflável, com 12 metros de comprimento foi exposto em frente ao Congresso Nacional (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) em convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), entregam hoje (2) em Brasília uma petição com mais de 55 mil assinaturas virtuais pedindo a proteção dos mamíferos aquáticos da região amazônica, em especial o boto vermelho, também conhecido como boto-cor-de-rosa.

Leia mais notícias:

Combate à degradação florestal é tema de debate internacional

O documento faz parte da campanha Alerta Vermelho e pede ao Ministério do Meio Ambiente que adote medidas para antecipar a proibição da pesca de piracatingas na Amazônia, que usa como isca a carne do boto. As instituições vão entregar o documento à ministra Izabella Teixeira e expuseram, pela manhã, um boto inflável de 12 metros, no gramado da Esplanada dos Ministérios.

Em julho, o Diário Oficial da União publicou portaria proibindo por cinco anos a pesca da piracatinga na região. A medida, no entanto, só entrará em vigor a partir do janeiro de 2015. "Com certeza é um avanço. Mas não podemos deixar que muitos botos ainda sejam vítimas dessa predação até ano que vem", destaca a Ampa.

Estudos de monitoramento da espécie realizados pelo Inpa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá apontam que a população de boto-cor-de-rosa, como também é chamado, vem diminuindo em ritmo de 10% ao ano. "Isso chega a mais de 4 mil animais abatidos anualmente", alerta a pesquisadora do Inpa, Vera da Silva, coordenadora do Projeto Boto e que trabalha com esses animais há mais de 30 anos.

"Diante de dados como esse é que precisamos construir ferramentas e instrumentalizar a fiscalização, já que o boto é um animal protegido por lei desde 1967, para que sejam criadas alternativas para a pesca da piracatinga, sem que precise ser usada a carne do boto", avalia Vera.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário