one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hambúrguer

Imagem:

Compartilhar:

Casos de intoxicação alimentar crescem 122% no HCor

Criado em 27/09/14 15h18 e atualizado em 27/09/14 15h53
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O número de pacientes com intoxicação alimentar atendidos no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, cresceu 122% entre os anos de 2009 e 2013, passando de 280 casos para 624 a cada ano. Para Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor, isso decorre principalmente do fato das pessoas estarem comendo cada vez mais fora de casa.

“As pessoas estão comendo cada vez mais fora de casa e sem os cuidados devidos. Isso pode representar a origem de muitas contaminações”, disse Magnoni, responsável pelo levantamento. “A falta de tempo para cozinhar, a distância entre local de trabalho e residência, além da crescente oferta de restaurantes por quilo, fast food e outros influenciam nesse padrão de comportamento”, acrescentou.

Leia também no Portal EBC:

Tire suas dúvidas sobre doação de sangue

Instituto de traumatologia informa que transplantes ósseos aumentaram 53%

Ministério da Saúde libera R$ 150,4 milhões para hospitais universitários

Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostram que, entre 2011 e 2012, ocorreram 307 surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) em todo o estado, sendo que 282 deles foram casos de diarreia. Segundo a secretaria, considera-se surto quando uma ou mais pessoas apresentam a mesma doença após ingerirem água ou alimento da mesma origem.

Para evitar a intoxicação alimentar, o hospital orienta as pessoas que costumam comer fora de casa para que procurem estabelecimentos limpos e que evitem comer alimentos de origem animal na forma crua. Também é importante verificar se os alimentos em buffets estão adequadamente refrigerados e  evitar comer cremes e molhos para salada que não estejam sob refrigeração e sobremesas e bolos com recheios cremosos a base de leite e ovos. 

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário