one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


IBGE reconhece novo tipo de vegetação em Mato Grosso

Imagem:

Compartilhar:

Combate à degradação florestal é tema de debate internacional

Criado em 02/09/14 13h56 e atualizado em 02/09/14 14h14
Por Andreia Verdélio Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Especialistas de vários centros de pesquisa do mundo se reúnem esta semana em Brasília para o Workshop de Monitoramento das Dinâmicas Florestais - Estoques de Carbono, Fluxos de Gases de Efeito Estufa e Biodiversidade, organizado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB).

O objetivo do encontro é avaliar a inclusão das dinâmicas florestais (degradação e regeneração) nos modelos de contabilidade das florestas e outros usos da terra. Com isso, os pesquisadores querem apoiar a criação e a implementação de políticas públicas para a conservação e gestão sustentável das florestas.

Veja também  no Portal EBC:

STJ determina que mineradora é responsável por desastre ambiental de 2007

Técnica reaproveita sobras de MDF para fabricação de novos móveis

MPF faz acordo e evita despejo de esgoto no Rio Paraíba do Sul

O workshop começou hoje (2) e segue até o dia 4, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, no campus da UnB. Na quinta-feira (4), a partir das 14h30, haverá uma mesa aberta ao público com a apresentação de algumas discussões do evento.

Segundo a pesquisadora da UnB Mercedes Bustamante, o Brasil tem avançado no monitoramento e controle do desmatamento, mas precisa também focar nas questões de degradação e regeneração. “Que se comece a olhar as transformações na floresta, que vai perdendo as funções ecológicas com o impacto das queimadas e da extração de madeira. Olhar os aspectos de degradação, que é um acompanhamento muito mais difícil de ser feito”, explicou Bustamante.

Embora já existam dados parciais sobre degradação, ainda não é possível dimensionar o impacto dessa dinâmica florestal sobre os biomas, as emissões de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade no território brasileiro.

O desmatamento é o corte raso e evidente da floresta. Já a degradação ocorre por baixo da copa das árvores e consiste na perda de vegetação por queimadas e exploração de madeira, que é um processo mais lento, que pode ser revertido, com a regeneração da floresta, ou evoluir para um desmatamento.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apresentou em agosto o mapeamento das áreas de degradação florestal na Amazônia Legal para os anos de 2011, 2012 e 2013. Esse levantamento é feito pelo Projeto de Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia Brasileira Degrad, desde 2007, para identificar áreas que estão expostas à degradação florestal progressiva.

As imagens de satélite, com áreas mínimas de 6,25 hectares, são as mesmas utilizadas no Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônia por Satélite Prodes que identifica anualmente o desmatamento na região.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013, foram apontadas áreas de 24.650 quilômetros quadrados (km²), 8.634 km² e 5.434 km², respectivamente, que apresentam algum estágio de degradação na Amazônia Legal. As análises dos projetos permitem identificar o quanto da degradação florestal de determinado ano é convertida para corte raso nos anos seguintes.

Os projetos  Degrad, o Prodes e de Sistema de detecção de mapeamento em tempo real ( Deter) formam um conjunto de sistemas para monitoramento e acompanhamento do estado da floresta. O Deter utiliza imagens que possibilitam detectar desmatamento com área maior que 25 hectares e servem apenas para orientar a fiscalização em terra.

Nos meses de junho e julho, 1.264 km² de áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia foram identificados pelo Deter.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário