one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O celular pode ser ideal para quem quer se aventurar na fotografia, registrando imagens do cotidiano

Imagem:

Compartilhar:

Curso no Rio ensina deficientes visuais a fotografar

Criado em 07/09/14 15h55 e atualizado em 07/09/14 16h06
Por Akemi Nitahara Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A Sociedade Fluminense de Fotografia recebe, pela primeira vez, um curso de fotografia para deficientes visuais. O curso já ocorre em São Paulo e começa na sede da entidade, em Niterói, região metropolitana do Rio, na próxima quarta-feira (10), com duração de dois meses, ao ritmo de uma aula de três horas por semana. Na palestra de apresentação do curso, a professora Shay Lima disse que o objetivo é ensinar o deficiente visual a fotografar, explorando os próprios sentidos e percepções do mundo.

Leia também no Portal EBC:

Mercado de trabalho está cada vez mais aberto para pessoas com deficiência

Hortas comunitárias se multiplicam nas comunidades do Rio

“É ele quem vai fotografar. A metodologia do curso é participativa, todo mundo contribui com conhecimento, seja prévio sobre fotografia ou mesmo sobre a vida. Essa construção é feita através de dinâmica, materiais táteis, para que ele possa ter uma percepção por meio do tato, trazendo para a teoria, sobre o que é determinado enquadramento, primeiro plano, segundo plano”, disse Shay, que já trabalha com a temática há cinco anos.

Shay explica que a prática é feita com descrição dos espaços e da imagem, e o fotógrafo decide quando dar o clique. “O fato de ele ser deficiente visual não significa que não tenha percepção do que está ao redor. Então existe essa construção da imagem, que é diferente da nossa, mas ela existe, e é isso que a gente vai trabalhar”.

Para ela, o ato de fotografar dá autonomia para o deficiente visual, que passa a registrar as próprias experiências e a compartilhar as suas percepções. “O que leva qualquer pessoa a fotografar é você querer guardar momentos, experiências, seja o crescimento de um filho, festas, um casamento, reunião com os amigos, viagem. Mesmo ele não tendo acesso visual a essas fotos, alguém que ver essas fotos vai compartilhar com ele por palavras. É uma lógica de transformar imagens em palavras”.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário