one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Encontro de Folia de Reis no DF

Imagem:

Compartilhar:

Debate em cidade do Rio retoma proposta de registro imaterial da folia de reis

Criado em 28/09/14 17h11 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Isabela Vieira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Folia de reis 1
A folia de reis nasceu da catequização por padres portugueses no Brasil, que contavam histórias bíblicas por meio da dramatização (Pit Thomspon/Creative Commons)

A tradicional folia de reis, presente na maioria dos municípios fluminenses, pode se tornar um bem cultural imaterial. O registro está em estudo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que faz um mapeamento das folias no estado, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A proposta foi tema de seminário semana passada na cidade de Vassouras, no interior do Rio, que inaugurou também mostra temporária sobre o folguedo, com máscaras usadas na prática pelo grupos dos municípios do Vale do Paraíba.

Veja também:

Casa da Moeda lança medalhas para comemorar 100 anos do Forte de Copacabana

Mafalda: fãs comemoram os 50 anos de personagem dos quadrinhos argentinos

Pesquisa mostra que mulheres são sub-representadas e estigmatizadas no cinema

A folia de reis nasceu da catequização por padres portugueses no Brasil, que contavam histórias bíblicas por meio da dramatização. É uma encenação da viagem dos três reis magos ao local de nascimento de Jesus Cristo, para presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. No cortejo, que entra na casa de devotos, são declamados cânticos em formato de repente.

Assessora de Patrimônio Imaterial da Superintendência do Iphan no Rio e supervisora do mapeamento de folias de reis, Mônica da Costa conta que já foram listados folguedos em 15 dos 92 municípios. “Temos uma metodologia específica e queremos terminar o estado todo para fazer o pedido de registro”, disse. O mapeamento deve se estender a 2015.

A professora Cáscia Frade, que estuda o tema há 20 anos e coordena o levantamento com o Iphan, ressalta a presença do ritual folclórico em quase todas as cidades fluminenses. Ela acredita que o registro pode estimular políticas públicas para estimular tal prática cultural e cita como exemplo a possibilidade de as prefeituras financiarem ajuda de custo aos grupos.

“Cada grupo é mantido, principalmente, pelo chefe maior, chamado mestre. Ele é encarregado de toda a parte material, instrumental, indumentária, eles pagam as passagens dos integrantes do grupo, quando não dá para ir à pé. Com frequência, ele tem ajuda dos integrantes, dos amigos, mas não existe nenhuma verba [específica]. Uma ajuda do município faz a diferença”, explica.

Outra proposta é a criação de uma aposentadoria para os mestres, como a que já existe para mestres da capoeira, e um salário para participar de atividades em escolas.

Apesar de ter origens no período colonial, Cáscia conta que a prática continua forte entre os fiéis, com até 19 grupos por município. A fé, explica, mantém a tradição viva. “Os grupos vivem em função de promessas. Por problema de saúde, ter notícia de pessoa desaparecida, para o filho arrumar o emprego. Enfim, situações que levam a pessoa a pedir ajuda ao sagrado.”

Caso o Conselho Consultivo do Iphan declare a folia de reis bem imaterial, o folguedo estará registrado ao lado de outras práticas como o jongo da Região Sudeste, as matrizes do samba carioca, o ofício das baianas de acarajé, o ofício de mestres de capoeira e a roda de capoeira, além da Festa do Divino Espírito Santo de Paraty, registrada em 2013.

A exposição em Vassouras fica aberta até o final de outubro na Rua Dr. Fernandes Júnior, 89, centro, ao lado da Casa da Hera.

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário