one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Greve dos bancários fecha agências na Grande São Paulo, diz sindicato

Criado em 30/09/14 23h02 e atualizado em 30/09/14 23h54
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A greve dos bancários, que começou hoje (30) em todo o país, fechou 626 agências na região da Grande São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Segundo a entidade, cerca de 16 mil trabalhadores aderiram à paralisação.

A categoria reivindica reajuste salarial de 12,5%, sendo 5,8% de aumento real. Já os bancos propõem reajuste de 7,35%, com ganho real de 0,94%.  “O fim da greve depende dos bancos. Mesmo com o lucro dos cinco maiores bancos em R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre do ano, a Fenaban [Federação Nacional dos Bancos] propõe para os trabalhadores reajuste salarial com índice menor de 1%”, disse Juvandia Moreira, presidenta do sindicato.

Na próxima quinta-feira (2), a partir das 15h, os bancários farão um ato na Avenida Paulista. Eles vão exigir o atendimento da proposta de reajuste salarial da categoria e protestar contra a independência do Banco Central (BC). “Somos contra a independência do BC porque isso significaria entregar ao mercado, aos bancos, decisões tão importantes para o país como a inflação, a moeda, taxa de juros. Questões que têm grande impacto no emprego e na vida da população e não podem estar nas mãos de apenas um setor da sociedade”, disse Juvandia.

A reportagem da Agência Brasil procurou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mas não conseguiu contato.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário