one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Assembleia vota a continuidade da greve (19/8)

Imagem:

Compartilhar:

Greve na USP: tribunal suspende audiência e chama reitor

Criado em 10/09/14 18h28 e atualizado em 11/09/14 00h51
Por Bruno Bocchini Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) suspendeu, na tarde de hoje (10), audiência em que representantes da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e os funcionários da instituição tentavam chegar a um acordo para pôr fim à greve dos trabalhadores, que já dura 107 dias.

O desembargador Davi Furtado suspendeu a sessão após receber a informação dos representantes da  universidade de que o reitor Marco Antonio Zago delegou ao Conselho Universitário a decisão final sobre o pagamento de um abono de 28,6% aos empregados. O conselho, no entanto, só vai se reunir na próxima terça-feira (16). Uma nova sessão no TRT foi marcada para a próxima quarta-feira (17).

Veja também no Portal EBC:

Greve USP: proposta com abono salarial é apresentada em audiência no TRT

Conselho da USP aprova o plano de demissão voluntária

O pagamento do abono é o principal empecilho para o fim da paralisação. Em assembleia na última segunda-feira (8), os trabalhadores acataram a proposta do TRT, feita na semana passada, de reajuste salarial de 5,2% e abono de 28,6%. Eles permanecem em greve até que a instituição dê uma resposta sobre a proposta da Justiça. A Reitoria da USP, no entanto, ainda espera a decisão do conselho.

“Nós estamos aqui com mais pressa que a USP”, ressaltou o desembargador, ao suspender a sessão. “A USP está começando a dar murro em ponta de faca. A Justiça é séria e é lugar de resolver as coisas. Vamos adiar e chamar o reitor e o secretário”, acrescentou Furtado. O reitor e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, e Inovação do estado foram convidados a comparecer à próxima sessão.

O coordenador de Administração Geral da USP, Rudinei Toneto Junior, destacou que a universidade enfrenta uma situação financeira delicada e precisa da aprovação do Conselho Universitário para acatar a proposta da Justiça. “O conselho é que vai dizer quanto da folha podemos comprometer com esse abono”, disse.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da USP, além do abono, ainda não está resolvido como será feita a reposição dos dias parados. “Nós nos comprometemos, assim como fizemos nas outras greves, a colocar em dia todo o trabalho acumulado. Mas repor as horas é punição, não vamos acatar. Daria mais de dois anos”, disse Magno de Carvalho, diretor do sindicato.

Hoje, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ter aceitado proposta feita pela Justiça na última semana, de reajuste de 5,2% e abono de 28,5%.

Editor: Nádia Franco

Tags:  USP, greve, TRT, são paulo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário