one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Incêndio atinge reserva ecológica do Jardim Botânico de Brasília

Criado em 18/09/14 19h21 e atualizado em 18/09/14 19h49
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Um incêndio de grande proporção atingiu hoje (18) a reserva ecológica do Jardim Botânico de Brasília. Segundo o Corpo de Bombeiro, pode ser o maior incêndio do ano e ainda não se sabe o tamanho da área atingida. Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiro, Ezequiel Ferreira Ribeiro, eles se encontram no local desde a manhã de hoje.

“Chegamos ao local por volta das 10h30, que foi quando começou o fogo. A gente ainda não sabe em relação ao combate, de onde veio [o incêndio], mas uma boa parte, 60% foi combatida”. No momento cerca de 100 homens, dois helicóptero e uma aeronave do Corpo de Bombeiro estão trabalhando no local do fogo.

Leia outras notícias em Brasil

A Reserva Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, localizada no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul, tem 4.500 hectares (um hectare corresponde aproximadamente à área de um campo de futebol oficial) de reserva ecológica. A área é destinada a pesquisas e preservação do Cerrado. A  reserva abriga mananciais que abastecem 25% de toda a região do Lago Sul, incluindo o Lago Paranoá, além de animais como macacos, lagartos, cobras, tamanduás e aves, entre outros.

A área atingida pelo incêndio fica a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Segundo o Corpo de Bombeiro mesmo com o grande volume de fumaça no local, o fogo não oferece nenhum risco para o pouso ou decolagem dos aviões. O incêndio ficou muito próximo às residências entre as quadras QI 17 e QI 19, o que assustou os moradores do local.

Tainá Nóbrega 34 anos mora na região, é mãe de cinco crianças e foi uma das moradoras que ligou para o Corpo de Bombeiros. “Estava entrando uma fumaça dentro de casa e, de repente, quando eu vi o fogo já estava do lado da casa do meu vizinho. Eu desesperei porque estava um fogo alto passando por cima do muro, queimando o muro e o telhado do meu vizinho. Peguei as crianças, liguei para a polícia, para os bombeiros, peguei as crianças e levei para a casa da minha mãe. Voltei, peguei as coisas que eu poderia salvar”.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário