one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Justiça de Goiás determina prazo para sem-terra deixarem fazenda de senador

Criado em 04/09/14 11h36 e atualizado em 04/09/14 11h48
Por Alex Rodrigues Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A justiça estadual de Goiás determinou que as famílias sem terra que ocupam, desde o último domingo (31), parte de uma fazenda do grupo Agropecuária Santa Mônica deixem o local. Localizada em Corumbá de Goiás, a cerca de 150 quilômetros de Brasília, a propriedade pertence ao senador e candidato ao governo do Ceará, Eunício Oliveira (PMDB).

Leia mais notícias:

MST ocupa fazenda que diz pertencer a senador

Em sua decisão, o juiz da Comarca de Corumbá de Goiás, Levine Raja Gabaglia Artiaga, concedeu prazo de 48 horas, a partir da notificação às lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), para que os ocupantes deixem o local voluntariamente. A decisão é da última segunda-feira (1º), mas, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de Goiás, o oficial de justiça só deve notificar os sem-terra hoje (4). A Agência Brasil não conseguiu contatar as lideranças da ocupação.

Se as famílias sem terra não deixarem o local voluntariamente até o fim do prazo previsto, a polícia está autorizada a intervir para garantir a reintegração de posse. As decisões do juiz devem ser informadas ao secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita, ao Ministério Público Estadual e às autoridades policiais locais.

Na sentença, o juiz destaca que, ao ingressar na fazenda sem autorização, o movimento descumpriu uma ordem judicial expedida anteriormente, a pedido do grupo Santa Mônica. Segundo o MST, a propriedade tem cerca de 20 mil hectares (equivalente a 20 mil campos de futebol) e a ocupação é a maior feita pelo movimento em Goiás nos últimos dez anos. Ainda de acordo com o movimento, o ojbetivo da iniciativa é alertar a sociedade para o fato de que a maior parte dos deputados e senadores da atual legislatura representa os interesses dos grandes produtores rurais, em detrimento dos produtores familiares e trabalhadores do campo.

Já o senador Eunício Oliveira garante que a propriedade rural é produtiva e opera há mais de 25 anos em uma região livre de conflitos agrários. Em nota, o senador também assegurou que a Fazenda cumpre todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental, razão pela qual o grupo classifica a ação do MST como “um ato surpreendente”.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário