one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lewandowski afirma que Pizzolato é culpado do crime de corrupção passiva

Imagem:

Compartilhar:

Lewandowski promete valorizar juízes ao tomar posse na presidência do STF

Criado em 10/09/14 17h18 e atualizado em 10/09/14 17h30
Por André Richter Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski foi empossado hoje (10) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos. Lewandowski entrou na vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que aposentou –se no início de julho. Com a posse, o ministro também assume a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

Cerimônia de posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do STF. Na vice-presidência toma posse a ministra Cármen Lúcia. A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia (Valter Campanato/Agência Brasil)

Durante a posse na presidência do STF, o ministro Ricardo Lewandowski prometeu elevar os salários dos juízes e garantir boas condições de trabalho para a magistratura (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Em seu discurso, Lewandowski disse que pretende melhorar a prestação do serviço do Judiciário à população, agilizando o julgamento de processos por meios eletrônicos e estimulando a resolução alternativa de conflitos.  

O novo presidente também afirmou que pretende valorizar atuação dos juízes. Segundo ele, a importância dos magistrados “não tem sido adequadamente reconhecida pela sociedade e autoridades em geral”.

Veja também no Portal EBC:

Lewandowski determina que Maluf preste depoimento em ação penal no STF

STF decide regras para ações que cobram benefícios do INSS na Justiça

STF abre ação penal contra senador Jaime Campos

“Particular atenção será dada à recuperação de suas perdas salariais, de modo a garantir-lhes uma remuneração condigna com o significativo múnus público que exercem, bem como assegurar-lhes adequadas condições materiais de trabalho, além de proporcionar-lhes a oportunidade de permanente aperfeiçoamento profissional mediante cursos e estágios aqui e no exterior”, disse Lewandowski.

Segundo ministro mais antigo na Corte, Marco Aurélio discursou para parabenizar a atuação de Lewandowski no STF. Segundo o ministro, o diálogo deve imperar entre os membros da Corte Suprema.

“Ao Supremo incumbe a chefia do Judiciário nacional, mas esse comando surge em regime essencialmente democrático, no qual o diálogo construtivo entre todos os membros deve imperar, sob pena de dar-se exemplo negativo de intolerância e autoritarismo. Ao tribunal compete a direção, como cabe ao capitão o leme do barco. E todo comandante deve saber ouvir, sem deixar de ser a referência maior e, ao mesmo tempo, um marinheiro como outro qualquer”, disse o ministro.

A cerimônia foi acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff, pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, além de autoridades do Judiciário.  A vice-presidência será ocupada pela ministra Cármen Lúcia.

Nascido no Rio de Janeiro, Lewandowski tem 66 anos e foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ele formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP). No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e relatou processos sobre a proibição do nepotismo no serviço público e das cotas raciais nas universidades federais.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário