one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Final da Copa Ampla de Futsal. No resultado da final o time da escola particular Gay Lussac venceu a escola municipal Rachide por 6 a 2 no Ginásio do Canto do Rio, em Niterói

Imagem:

Compartilhar:

Meninos de Niterói vão disputar torneio de futsal na Espanha

Criado em 14/09/14 16h46 e atualizado em 15/09/14 10h34
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O time de futsal sub-13 (garotos até 13 anos de idade), da escola particular Gay Lussac, vencedor do campeonato encerrado neste domingo (14), no Ginásio do Canto do Rio, em Niterói, vai representar o Brasil em torneio amistoso com o sub-13 do Real Madri, na Espanha, de 7 a 13 de novembro próximo.

Foi a primeira vez que o Grupo Enel, de distribuidoras de energia, promoveu o campeonato de futsal sub-13 no Brasil. A Copa foi iniciada em 2002, no Chile, e se estendeu pelos demais países onde o grupo atua. O projeto é organizado anualmente. No Brasil, o evento ocorreu em Niterói, em parceria da distribuidora de energia Ampla, do Grupo Enel, com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que já tem experiência na promoção de torneios esportivos estudantis.

Leia também: 
Marcus Vinícius D'Almeida ganha prata na Copa do Mundo de tiro com arco

A  cidade foi escolhida por ser a sede da distribuidora, que abastece com energia elétrica 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, que cobrem 73% do território fluminense e atende 2,8 milhões de clientes.

O campeonato ocorreu, simultaneamente, no Chile, Colômbia e Peru. Os vencedores desses países também serão premiados com viagem para a Espanha, onde disputarão o amistoso internacional entre si e com o time sub-13 do Real Madri. Em Niterói, disputaram a partida final dois times de projetos sociais apoiados pela Ampla (Canhotinha de Ouro e Centro Salesiano), um da Escola Municipal Rachide, que ficou em segundo lugar, e o vencedor, da escola Gay Lussac. A gerente de Responsabilidade Social da Ampla, Ana Paula Caporal, disse à Agência Brasil que  a meta, em 2015, é levar o campeonato para outros estados.

Oito times de comunidades carentes, projetos sociais atendidos pela distribuidora de energia e escolas públicas e particulares de Niterói participaram da Copa Ampla de Futsal, durante o mês de agosto.  Ana Paula disse que a receptividade das crianças foi muito boa, e destacou que o mais importante é que se trata de um “torneio de integração”.

“É muito importante trabalhar com esporte, porque a gente acha que ele é fundamental para a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, das crianças. O esporte promove a inclusão social, reforça comportamentos positivos, trabalha a solidariedade, o espírito de equipe, a responsabilidade. Isso tudo a gente conseguiu por nas regras do campeonato, que a gente chama de  regras de ouro”, disse Ana Paula.

Além de promover a integração social, a programação prevê visitas e orientações turísticas para os meninos dos times, que  terão, ainda, espaços para jogos. O goleiro do time vencedor, Leonardo Pancieri, foi o menos vazado, com sete gols. Ele disse que o campeonato foi muito bom, “porque a gente foi campeão da Copa Ampla e está muito esperançoso para  ir disputar o campeonato em Madri”.  Leonardo, de 13 anos, está confiante em que seu time poderá se sagrar campeão também na Espanha. Ele já joga no Botafogo de Futebol e Regatas, e pretende seguir carreira.

O artilheiro da Copa Ampla, com 18 gols, Heverton Mesquita, da Escola Municipal Rachide, também quer ser profissional do futebol. Embora tenha manifestado que ficará feliz em ir para “qualquer clube que queira me receber”, não escondeu sua predileção: o Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro. Atualmente, ele treina no Botafogo, “mas não muito sério”.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário