one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministro lança programa para fortalecer turismo em municípios do Rio de Janeiro

Criado em 19/09/14 15h36 e atualizado em 19/09/14 15h39
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, lançou hoje (19), em Armação dos Búzios, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, o programa Lidera Rio Turismo. Resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional e regional, a proposta obetiva à criação de uma agenda estratégica integrada para promoção turística dos municípios fluminenses. 

Segundo o ministro, o programa fortalece a estruturação de destinos turísticos. Eles são formados pelo conjunto de serviços, equipamentos, hotéis, bares, restaurantes e tudo que compõe o território para onde as pessoas se deslocam.  "Em conjunto com lideranças municipais, o Lidera Rio Turismo trabalha para construir essa agenda de promoção do turismo e de qualificação, inclusive da  sinalização turística, disse Lages. 

Vinicius Lages adiantou que o ministério avalia a oportunidade de nacionalizar o programa, já que “outros destinos brasileiros se beneficiariam muito de um projeto que fortalece a capacidade de liderança pública e privada do turismo e, sobretudo, a construção de agendas integradas para o setor”. Conforme explicou, esse é um desafio para o Brasil, porque nem sempre um prefeito colabora com outro. "Ao criar uma base de convergência, o programa ajuda a superar o distanciamento entre gestores municipais. Com isso, ganha o turismo, o cidadão e, principalmente, o turista”, avaliou o ministro.

Diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez informou que o programa envolve a realização de oficinas, tutoria para prefeituras, consultoria para análise ambiental, missão técnica e seminário internacional.

O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita, disse à Agência Brasil que as oficinas têm três ramais. O primeiro deles é a visão sistêmica, que mostrará  os ganhos que a atuação conjunta pode trazer para os municípios. No campo da inovação, será dado  incentivo aos empresários para atuarem em conjunto com o poder público, estimulando a utilização de  novos acessos de comunicação na área de informática e de instrumentos de busca e pesquisa, por exemplo. Será estabelecido também um relacionamento diferenciado na questão da capacitação e formação de mão de obra, inclusive de gestores.

Para o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, a iniciativa do Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, valorizará uma ação municipalista. “Temos de fortalecer  os municípios e a gestão pública do turismo nas cidades, independentemente do posicionamento partidário ou de agenda conflitante entre os municípios”, observou o secretário.

O lançamento do piloto do programa será em outubro, com curso para 25 gestores públicos e líderes empresariais de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia. Entre  março e outubro de 2015, o Lidera Rio Turismo  será estendido às demais regiões fluminenses, entre elas a Costa Verde, a região serrana e o Vale do Café.

 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário