one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quilombolas ocupam estrada no MA

Imagem:

Compartilhar:

Missão federal vai ao Maranhão negociar com quilombolas que ocupam estrada

Criado em 26/09/14 18h18 e atualizado em 26/09/14 18h39
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Uma comitiva do governo federal está a caminho do Maranhão para negociar com os 500 quilombolas que ocupam, desde a última terça-feira (23), a Estrada de Ferro Carajás, operada pela empresa Vale, em protesto pela não demarcação de territórios tradicionais. Ontem (25), nove quilombolas se amarraram aos trilhos e iniciaram greve de fome, que continua hoje, segundo informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que acompanha a mobilização.

Leia mais notícias de Cidadania

Quilombolas fazem greve de fome no MA

A comitiva é composta por representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Fundação Palmares e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), informou à Agência Brasil a assessoria da Secretaria-Geral. Eles devem chegar ao estado por volta das 22h30 de hoje, e devem estar no local do protesto por volta das 9h deste sábado (27).

As negociações vinham ocorrendo por telefone, mas, diante do agravamento dos fatos e da falta de avanços, o governo optou por enviar representantes até o local. A expectativa é que haja entendimento e a consequente desocupação da estrada.

A presença da comitiva na região atende a uma das reivindicações dos quilombolas, que, em nota, afirmam não poder seguir até a capital para dar continuidade às negociações, pois o deslocamento enfraqueceria a ocupação.

Críticos da atual política de demarcação de territórios tradicionais, eles querem a "assinatura de decretos que permitam desapropriações, para fins de interesse social, de imóveis rurais abrangidos pelos territórios de Charco e Santa Rosa dos Pretos, além da conclusão dos relatórios técnicos de Identidade e Delimitação referentes a 37 comunidades", conforme a nota, que também cobra portaria de reconhecimento dos quilombos Monge Belo e Alcântara, nos municípios de Itapecuru e Alcântara, respectivamente.

Segundo o advogado da CPT, Diogo Cabral, os manifestantes acreditam que pode haver avanços, já que "é uma pauta que vem sendo tratada há algum tempo. Só depende, portanto, de o governo apontar soluções e garantir a titulação de áreas de conflito cujos processos tramitam há anos".

A empresa Vale confirmou, em nota, que as operações do trem de carga e passageiros da EFC estão paralisadas, e ajuizou ação de reintegração de posse da área, deferida ontem pela Justiça estadual. Ontem mesmo, representantes dos quilombolas moveram ação contra a decisão, por entenderem que a definição deve ser dada pela Justiça Federal, já que a situação envolve comunidades quilombolas e uma estrada concedida pela União. Segundo Cabral, até agora não houve sinalização de que a reintegração seja efetivada.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário