one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MP faz operação para combater venda ilegal de vales transporte e alimentação

Criado em 23/09/14 10h22 e atualizado em 23/09/14 11h25
Por Douglas Corrêa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), e a Polícia Civil fazem operação, desde cedo (23), para prender 17 pessoas acusadas de integrar grupo que atua na compra ilegal de vale-transporte e vale-alimentação na Baixada Fluminense. Os denunciados dividiam-se em quatro grupos, com atuação semelhante em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis e na capital fluminense.

Leia também no Portal EBC:  

Entenda onde foi que o IBGE errou

MP faz operação para combater venda ilegal de vales transporte e alimentação

A ação é desenvolvida por policiais da  Delegacia de Defraudações. A operação Rio Card Limpo tem a finalidade de cumprir 17 mandados de prisão, expedidos pela Justiça, contra envolvidos na venda ilegal dos vales. Até o momento, os agentes já prenderam 11 pessoas, que vão responder por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crime contra a economia popular. A ação tem o apoio de várias delegacias especializadas.

De acordo com a denúncia do Gaeco à 7ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, o grupo abordava trabalhadores em locais de grande circulação, com a oferta da compra dos vales em dinheiro. Além da prática, caracterizada como crime contra a economia popular, os acusados também promoviam a lavagem do dinheiro ilícito, fazendo depósitos em suas contas bancárias ou aplicando os recursos em pequenas empresas criadas para ocultar a origem.

O maior grupo atuava em Nilópolis e era comandado por Daguiberto Dias de Oliveira. Os integrantes criaram pequenas lanchonetes, bazares e restaurantes, que chegaram a movimentar mais de R$ 20 milhões no período de 2010 a 2012. Em Duque de Caxias, Jorge Wagner Budakian Aramian e sua companheira, Emilce Gomes Martins, lideravam as ações criminosas. Em Nova Iguaçu, agiam dois grupos, um deles liderado por Felipe Macário da Silva e o outro por André Luiz Augusto Ermida e Jorge Luiz Pereira de Souza.

Os acusados responderão por crime contra a economia popular (cuja pena varia de 6 meses a 2 anos de detenção) e por lavagem de dinheiro (de 3 a 10 anos de prisão).

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário